ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 33º

Política

Com vetos derrubados pela Câmara, Plano Diretor deve virar briga judicial

O próprio prefeito admite que algumas emendas terão de ser questionadas na Justiça

Mayara Bueno | 18/12/2018 15:16
Tarde de domingo no Parque das Nações Indígenas. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo).
Tarde de domingo no Parque das Nações Indígenas. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo).

O Plano Diretor de Campo Grande, projeto que norteia o crescimento urbano da cidade, ganha mais um capítulo com a derrubada, por parte dos vereadores, das 67 emendas vetadas pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD). Com a decisão dos parlamentares, as medidas ora derrubadas vão passar a valer.

Entre as emendas vetadas, está, por exemplo, a que institui o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) progressivo e a que estabelecia o coeficiente de aproveitamento mínimo.

Segundo o advogado Vladimir Rossi Lourenço, que conhece o projeto, os vetos da Prefeitura de Campo Grande corrigiam algumas ilegalidades e o Plano Diretor do jeito que está “é impraticável”.

Ele fala especificamente no caso da emenda que institui o imposto progressivo. Tal regra teria de estar prevista em uma legislação específica, não no Plano Diretor. Além da ilegalidade quanto ao instrumento, a previsão da medida traz prejuízo ao município e aos contribuintes.

“Os vetos corrigiam e a derrubada deixa bastante ilegalidade e algumas disposições impraticáveis”.

O próprio prefeito Marquinhos Trad (PSD) admite que vai buscar a Justiça para tentar reverter a decisão da Câmara Municipal. Como os vereadores derrubaram os vetos, o próximo passo é a promulgação das medidas, ou seja, tornando tudo que estava previsto válido novamente.

“Estão atingindo a cidade”

Para o chefe do Executivo municipal, quem sai prejudicado é a cidade. O Plano Diretor é o instrumento que norteia as decisões quanto ao crescimento e desenvolvimento urbano da cidade. Com a possível ida à Justiça, a proposta, que já tinha de ser aprovada em 2016, quando vencia o prazo do atual projeto, levará mais tempo ainda para ser colocada em prática.

O debate já dura mais de dois anos. A atual proposta foi entregue pela Prefeitura de Campo Grande à Câmara Municipal em novembro de 2017 e, desde então, chegou a ser retirada, em junho deste ano, após pedidos do MP/MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul).

Vetos derrubados

Um dos principais debates, o coeficiente de aproveitamento mínimo proposto pelos vereadores, em forma de emenda, que previa 0,25, foi vetado, decisão derrubada pelos parlamentares. Segundo a justificativa do município, tal coeficiente acarretaria “sérias consequências sociais, sendo seu veto a medida que se impõe”.

Conforme o exemplo da própria Prefeitura, se o coeficiente fosse mantido, Campo Grande perderia recursos do programa Minha Casa, Minha Vida, pois o lote social possui área de 200 m² (metros quadrados) e as edificações 42 m². “Tais programas habitacionais possuem CAmin [Coeficiente de Aproveitamento Mínimo] inferior ao proposto”.

O inciso XII do artigo 9º é um dos itens vetados. Conforme a redação, o dispositivo previa que o município deveria elaborar, em dois anos, o Plano Municipal de Serviço Funerário. A justificativa do veto do prefeito é que o Plano Diretor não é o instrumento jurídico legal para prever matéria sobre serviço funerário.

Outros três artigos foram vetados porque o assunto já estava previsto em outra legislação, por exemplo. É caso Cadastro Territorial Multifinalitário, um banco de dados corporativos do município.

O artigo que prevê procedimentos que devem ser adotados pela Prefeitura para implantar parcelamentos na chamada Zona de Expansão Urbana também foi vetado, porque invade competência que é exclusiva do chefe do Executivo municipal.

Previsão de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) progressivo também foi barrada, pois tal previsão tem de ser aplicada “inicialmente nas áreas já consolidadas e que possuem toda infraestrutura disponível”.

 

 

Nos siga no Google Notícias