ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Política

Comércio se mobiliza contra projeto que muda regra do protesto de clientes

A entidade que representa comerciantes afirma que essa mudança na legislação não beneficia o setor, porque tira o cliente endividado do mercado

Anahi Zurutuza e Bruna Pasche | 27/09/2018 09:23
Reunião da diretoria da ACICG com o deputado Paulo Siufi (Foto: ACICG/Divulgação)
Reunião da diretoria da ACICG com o deputado Paulo Siufi (Foto: ACICG/Divulgação)

Para impedir a votação de projeto de lei que onera o consumidor repassando a ele todas as custas do protesto em cartório, a diretoria da ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande) convocou o deputado Paulo Siufi (MDB) para reunião às pressas no início da manhã desta quinta-feira (27).

A entidade representativa dos comerciantes afirma que essa mudança na legislação não beneficia o setor, porque porque dificulta a recuperação de crédito tirando o cliente do mercado. Se o projeto de lei for aprovado, débito de R$ 50 por exemplo, custará ao consumidor mais R$ 84, incluindo as taxas cobradas para ele regularizar a situação no cartório.

“Parece ser uma coisa boa, mas não é. O empresário pode perdoar a dívida, mas o cartório não perdoa e isso prejudica o consumidor que não volta para o mercado”, explica o presidente da associação, João Carlos Polidoro.

“Só é bom para os cartórios”, completou Roberto Oshiro, 1º secretário da ACICG.

Depois de ouvir os empresários, Siufi garantiu que conseguirá adiar a votação do projeto ao menos até a próxima semana, para que haja tempo de empresários apresentarem seus argumentos aos parlamentares. O deputado já conseguiu adiar a inclusão da proposta na pauta pedindo vistas e disse que se necessário lançará mão da manobra novamente.

Em carta endereçada à Assembleia Legislativa, a associação reforça a ideia de que o consumidor com dificuldades financeiras será o maior prejudicado.

O projeto de lei nº 137/2018 é do deputado estadual Beto Pereira (PSDB).

Matéria alterada às 9h47 para acréscimo de informação.

Movimentação do comércio na região central de Campo Grande (Foto: Arquivo)
Movimentação do comércio na região central de Campo Grande (Foto: Arquivo)
Nos siga no Google Notícias