ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Política

Comércio terá que divulgar as taxas de juros nas vendas a prazo

Projeto que trata do direito do consumidor agora segue para sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB)

Leonardo Rocha | 06/08/2019 14:15
Deputados aprovaram projeto durante sessão desta terça-feira (Foto: Luciana Nassar/ALMS)
Deputados aprovaram projeto durante sessão desta terça-feira (Foto: Luciana Nassar/ALMS)

Os deputados aprovaram, em segunda votação, o projeto que obriga os bancos e os estabelecimentos comerciais a divulgar, por meio de tabelas, a taxa de juros cobrada nas vendas a prazo. Elas devem ser afixadas em locais visíveis dentro das lojas ou instituições financeiras.

O autor justifica que não está legislando sobre as “taxas de juros” e sim apenas requisitando que estas cobranças inseridas nas vendas (prazo), sejam divulgadas para os consumidores. “Eles vão saber quanto estão pagando pelo produto e quanto gastam de juros naquela compra”, disse Felipe Orro (PSDB).

O projeto estava gerando divergência dentro das comissões da Assembleia, já que o grupo que trata dos temas de “Indústria e Comércio” era contra a matéria. Já a comissão de Defesa do Consumidor se colocou a favor.

Na hora da votação, foram 20 votos a favor e apenas um contra, que foi do deputado Zé Teixeira (DEM). “Vivemos em um país com uma das maiores taxas de juros, o que leva a uma cultura consumista e baixo poder aquisitivo da maioria”, destacou o autor.

As tabelas precisam constar as taxas mínimas e máximas de juros, para cada financiamento, assim como informações como multas e demais encargos. Em dias de promoção, as taxas (juros) devem estar indicadas ao lado do preço final dos produtos. O projeto segue agora para sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Nos siga no Google Notícias