Comissão irá fazer relatório pedindo que Incra reavalie desocupações
A comissão formada pelos deputados estaduais Mara Caseiro (PT do B), Márcio Fernandes (PT do B) e Laerte Tetila (PT) irão apresentar relatório ao Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) pedindo que entidade faça uma reavaliação nos mandados de reintegração de posse de lotes da reforma agrária no município de Itaquiraí.
“Existem profissionais da prefeitura e da Câmara de Vereadores que estão fazendo o levantamento dos dados in loco e vendo a situação de cada família, para depois montar um relatório e pedir ao Incra que olhe com mais atenção cada caso em específico”, destacou Caseiro.
- Leia Também
- Presidente do Incra apoia despejo de famílias irregulares em assentamento
- Após impasse, deputados formam comissão para acompanhar desocupações do Incra
De acordo com ela, existem produtores rurais que estão trabalhando há mais de sete anos na terra e que estão produzindo. “Estes não merecem ser retirados, são trabalhadores da terra que sustentam suas famílias com sua produção, estes casos devem ser revistos”, apontou.
A deputada que esteve no início da semana passada nos assentamentos Lua Branca e Santo Antônio ponderou que se houver necessidade uma nova comitiva do legislativo irá até o local. “Se a situação piorar e não existir esta cautela e bom censo do Incra poderemos retornar até lá para fazermos a intermediação”, argumentou.
Legalidade – O superintendente do Incra em Mato Grosso do Sul, Celso Cestari, já afirmou que poderá rever casos que houver necessidade, no entanto voltou a afirmar que se a situação estiver irregular a tendência é o trabalhador ser retirado. “Como já mencionei antes, lote de reforma agrária não pode ser vendido, quem compra sabe que é ilegal, todos os mandatos de reintegração de posse foram concedidos pela justiça após investigação”, completou.