ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 15º

Política

Conselho de administração debate programa de exportações e mercado comum

Representantes de seis Estados discutiram estratégias para o desenvolvimento econômico

Lucas Junot | 03/08/2017 17:11
A reunião desta tarde reuniu secretários de governo dos estados participantes (Foto: Marcos Ermínio)
A reunião desta tarde reuniu secretários de governo dos estados participantes (Foto: Marcos Ermínio)

Reunião do Conselho de Administração do Brasil Central reuniu, nesta quinta-feira (3), representantes de seis unidades da Federação para debater estratégias e ações para o desenvolvimento econômico do consórcio, que abrange os estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Rondônia, Maranhão, Tocantins e o Distrito Federal.

A reunião faz parte do quarta edição do Fórum Brasil Central, realizado nesta quinta e sexta-feira (4), no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo. Além dos governadores, o ministro das Cidades, Bruno Araújo e o Presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Paulo Rabello Castro, também farão parte do evento amanhã.

Na pauta da reunião estiveram questões relacionadas ao desenvolvimento dos estados integrantes do Consórcio Brasil Central – formado por Mato Grosso do Sul (MS), Mato Grosso (MT), Goiás (GO), Distrito Federal (DF), Tocantins (TO), Rondônia (RO) e Maranhão (MA).

O conselho discutiu programa de exportações e a formação de um mercado comum entre os Estados, que visa a unificação das alíquotas fiscais. A intenção é que sejam elencados produtos complementares de cada estado para formar um bloco de incentivo às exportações.

Além do secretário executivo do consórcio interestadual de desenvolvimento do Brasil Central, Leonardo Jayme Arimatéa, estiveram presentes a secretária de planejamento orçamento e gestão do DF Leany Lemos, o secretário de planejamento do MT Guilherme Frederico Müller, secretário de planejamento, orçamento e gestão de Rondônia, George Braga, secretário de planejamento e orçamento do Tocantins, David Torres e o secretário de governo e gestão estratégica de MS, Eduardo Riedel.

Resultados - Em sua quarta edição neste ano, o Fórum de Governadores do Brasil Central tem por objetivo a discussão de soluções conjuntas, aplicáveis a todos os estados envolvidos, que permitam reduzir custos na solução dos problemas e elevar a competitividade regional. Entre os objetivos do Consórcio está também o aumento da representatividade política do Centro-Oeste nas articulações com o Governo Federal.

Várias das discussões feitas pelos governadores geraram projetos que estão em andamento e em fase de implementação em Mato Grosso do Sul. Na área da Educação, está em andamento projeto de inserção de estudantes universitários selecionados para atuarem no planejamento estratégico da gestão pública.

O oferecimento de cursos profissionalizantes a alunos do Ensino Médio por meio da Fundação Itaú é outro projeto fruto das discussões do Brasil Central. O contrato com a Fundação foi assinado no ano passado, durante reunião do Fórum no município de Bonito (MS).

Na área da Saúde, está sendo discutida a compra compartilhada de medicamentos de atenção básica entre os estados, para diminuir o preço dos produtos. No Turismo, está em fase de elaboração o projeto de fomento e comercialização de roteiros turísticos integrados entre as cidades dos sete estados envolvidos.

Nos siga no Google Notícias