ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Política

Corredor bioceânico é debatido pela bancada do MS com embaixado do Chile

Nyelder Rodrigues | 09/03/2016 23:18
Parlamentares do MS e governador Reinaldo Azambuja com o embaixador chileno (Foto: divulgação)
Parlamentares do MS e governador Reinaldo Azambuja com o embaixador chileno (Foto: divulgação)

Parte da bancada federal de Mato Grosso do Sul se reuniu nessa quarta-feira (9) em Brasília (DF) com o embaixador chileno Jaime Gazmuri Mujica para debater questões relativas ao corredor bioceânico, que passará pelo Estado e chegará até portos chilenos nas cidades de Iquique e Antofagasta, no norte do país.

O projeto visa economizar 7,5 mil km de percurso marítimo entre o Brasil e o mercado asiático, que após a ascensão da China na economia mundial, aumentou ainda mais sua importância como consumidor de produtos do ocidente. Atualmente, os chineses são os maiores consumidores do Brasil.

Na reunião, realizada na embaixada chilena, foi discutida a construção de um corredor entre Porto Murtinho - localizada a 431 de Campo Grande - e os portos do norte do Chile. Para que a obra se efetive, o passo mais urgente é a construção de ponte sobre o rio Paraguai, ligando Porto Murtinho ao Paraguai e possibilitando o escoamento por esse caminho.

Marcaram presença no encontro o senador Waldemir Moka (PMDB), o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), os deputados federais Geraldo Resende e Carlos Marun (ambos do PMDB), Tereza Cristina (PSB), Zeca do PT e Elizeu Dionísio (PSDB).

Em abril será constituído grupo de trabalho com representantes brasileiros, argentinos, chilenos e paraguaios para agilizar estudos sobre normas e facilidades alfandegárias entre os quatro países.

No Senado, Moka prevê a realização de audiência pública, convocada pelas comissões de Relações Exteriores e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com as presenças de representantes diplomáticos dos quatro países.

Nos siga no Google Notícias