ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Política

CPI pede assistência financeira para 121 crianças órfãs pela covid-19

Pensão especial seria paga até criança ou adolescente completar 18 anos; texto ainda deve passar pela Câmara

Adriel Mattos | 21/10/2021 11:25
Relatório final foi apresentado pelo senador Renan Calheiros. (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)
Relatório final foi apresentado pelo senador Renan Calheiros. (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

O relatório final da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Pandemia inclui na lista de sugestões legislativas, a criação de uma espécie de pensão para crianças que ficaram órfãs devido à covid-19. Em Mato Grosso do Sul, 121 crianças de até 6 anos estão nesta situação.

Todas as sugestões já se tornaram projetos de lei apresentados pelos membros do colegiado. Este que cria a pensão é de autoria do senador Humberto Costa (PT-PE) e foi protocolado em junho.

Conforme o texto apresentado, a pensão especial seria para crianças e adolescentes cujos pais ou responsáveis legais faleceram em decorrência da doença causada pelo novo coronavírus no valor de R$ 1,5 mil.

O benefício será pago até a maioridade, mas apenas para aqueles cujas famílias com renda bruta de dois salários mínimos, que hoje é de R$ 2,2 mil.

“Entendemos que esta matéria se figura extremamente pertinente porque os Órfãos da Covid, atualmente, não possuem qualquer apoio do governo brasileiro: ou eles são apadrinhados por algum outro parente ou devem se organizar por conta própria. A terceira possibilidade, talvez a mais drástica de todas, é serem encaminhados para abrigos e para adoção”, justificou Costa ao protocolar o texto.

O projeto está parado na Casa desde sua apresentação. Não há prazo para que seja votado. Ele ainda precisa ser analisado pela Câmara dos Deputados e passar pelo crivo presidencial.

Nos siga no Google Notícias