A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

18/04/2016 12:58

CPI vai começar fase final de depoimento com coordenador da Sesai

Leonardo Rocha
CPI começa última fase de depoimentos (Foto: Assessoria/ALMS)CPI começa última fase de depoimentos (Foto: Assessoria/ALMS)

A CPI do Cimi (Conselho Indigenista Missionário) vai começar sua fase final de depoimentos, na próxima semana, ouvindo o coordenador distrital do Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena), em Mato Grosso do Sul, Lindomar Ferreira, da etnia Terena. A reunião será nesta segunda-feira (18), a partir das 14h.

De acordo com a presidente da CPI, a deputada Mara Caseiro (PSDB), a comissão vai marcar até três sessões por semana, para que nesta reta final termine a fase dos depoimentos e passe para avaliação de documentos e relatório final. "Vamos ouvir testemunhas importantes para esclarecer fatos, para depois fechar os trabalhos".

A CPI ouve hoje (18), o superintendente do Sesai, Lindomar Ferreira, que poderá contribuir com informações sobre a situação nas aldeias e comunidades indígenas, principalmente em relação a saúde, porém com enfoque nesta situação das invasões de terras em Mato Grosso do Sul.

A comissão parlamentar já ouviu pesquisadores, historiadores, lideranças indígenas e produtores rurais. Também houve espaço para representantes de entidades e instituições de segurança, assim como o próprio Cimi, entre eles o presidente nacional, Dom Roque Paloschi, que prestou depoimento na semana passada.

A CPI do Cimi investiga se a entidade está incentivando ou financiando as invasões de terras em Mato Grosso do Sul. A presidente alega que existem provas que mostram estas ações da instituição. A bancada estadual do PT tentou barrar a investigação ponderando que se pretendia "encontrar culpados", para o conflito no campo.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions