ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Política

CPI vai começar fase final de depoimento com coordenador da Sesai

Leonardo Rocha | 18/04/2016 12:58
CPI começa última fase de depoimentos (Foto: Assessoria/ALMS)
CPI começa última fase de depoimentos (Foto: Assessoria/ALMS)

A CPI do Cimi (Conselho Indigenista Missionário) vai começar sua fase final de depoimentos, na próxima semana, ouvindo o coordenador distrital do Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena), em Mato Grosso do Sul, Lindomar Ferreira, da etnia Terena. A reunião será nesta segunda-feira (18), a partir das 14h.

De acordo com a presidente da CPI, a deputada Mara Caseiro (PSDB), a comissão vai marcar até três sessões por semana, para que nesta reta final termine a fase dos depoimentos e passe para avaliação de documentos e relatório final. "Vamos ouvir testemunhas importantes para esclarecer fatos, para depois fechar os trabalhos".

A CPI ouve hoje (18), o superintendente do Sesai, Lindomar Ferreira, que poderá contribuir com informações sobre a situação nas aldeias e comunidades indígenas, principalmente em relação a saúde, porém com enfoque nesta situação das invasões de terras em Mato Grosso do Sul.

A comissão parlamentar já ouviu pesquisadores, historiadores, lideranças indígenas e produtores rurais. Também houve espaço para representantes de entidades e instituições de segurança, assim como o próprio Cimi, entre eles o presidente nacional, Dom Roque Paloschi, que prestou depoimento na semana passada.

A CPI do Cimi investiga se a entidade está incentivando ou financiando as invasões de terras em Mato Grosso do Sul. A presidente alega que existem provas que mostram estas ações da instituição. A bancada estadual do PT tentou barrar a investigação ponderando que se pretendia "encontrar culpados", para o conflito no campo.

Nos siga no Google Notícias