ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Política

Crítica de Bernal na internet azeda ainda mais clima com vereadores

Prefeito eleito chamou vereadores de repugnantes; crítica causou revolta na Câmara

Fabiano Arruda | 21/12/2012 15:55
Airton Saraiva disse que falta habilidade política ao prefeito eleito. (Foto: Divulgação/arquivo)
Airton Saraiva disse que falta habilidade política ao prefeito eleito. (Foto: Divulgação/arquivo)

As declarações do prefeito eleito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), ontem (20), por meio de sua página no Facebook, azedaram mais a relação com os vereadores, que mostraram revolta com a situação nesta sexta-feira, na última sessão da Câmara Municipal no ano.

Ele definiu a atuação dos parlamentares em votações de projetos importantes para sua administração como “atitude pequena e egoística”, além de “lamentável e repugnante”. “O 3º turno das eleições está acontecendo”, reclamou.

As queixas estão relacionadas a duas votações, realizadas neste mês: a aprovação da emenda que reduz de 30% para 5% a abertura de créditos adicionais sem que as transações financeiras dependam da autorização da Câmara e o congelamento do IPTU.

Para o progressista, ambos os projetos prejudicam o povo. A base dele chegou a lutar pela não aprovação, no entanto, foram votos vencidos.

Nesta sexta, outra matéria foi aprovada contra a vontade do novo prefeito de Campo Grande. Vereadores aprovaram por unanimidade o reajuste de 31% em seu salário a partir do ano que vem.

E, novamente por meio do Facebook, o progressista mostrou descontentamento: “Vamos em frente, porque atrás vem o "poderoso e sua gangue - os cupinchas", com inveja da gente, querendo prejudicar o nosso município”.

O vereador Airton Saraiva (DEM) foi um dos parlamentares a responder as críticas. "Ele foi inconsequente. Foi um grande besteirol. Não tem necessidade de atacar a Câmara. Ele deve ter acordado num inferno astral e fica jogando a Câmara contra o povo”, criticou o democrata durante a sessão de hoje na Casa.

“As reclamações dele foram absurdas e nós pedimos para ele comparecer à Câmara para discutir o orçamento 2013 em que ele vai ser o gestor. Falta habilidade política”, completou o parlamentar, destacando que o prefeito eleito “falta com respeito” ao Legislativo.

Mais críticas – “Essa coisa de jogar para a plateia, de que os mais carentes vão ser prejudicados, é mentira”, afirmou o vereador Mário César (PMDB) para justificar que a mudança nos critérios de suplementação não vai atrapalhar o futuro mandato.

Athayde Nery (PPS), aliado de Bernal na campanha, que também votou favorável à emenda que reduziu a abertura de créditos adicionais, explicou que a matéria representa a transparência que pregou durante a eleição.

“Cinco por cento (suplementação) são R$ 200 milhões: se ele precisar de percentual maior e mostrar onde os gastos serão aplicados, a Câmara vai atendê-lo. Agora, o prefeito tem de estar de acordo com os critérios de mudança”, frisou. “Ele convenceu a população e vai ter que convencer os vereadores para ter maioria”, completou.

Segundo Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB), Bernal “tem que descer do palanque e conversar com a Casa”. “Se ele não quiser diálogo com a Câmara vai ficar difícil”, frisou. “Ele está na campanha ainda; tem que pensar que não é mais candidato a prefeito e sim prefeito eleito”.

Sobre a emenda que alterou o percentual de abertura de créditos adicionais, o parlamentar reforçou as críticas. Segundo ele, o prefeito terá quase R$ 3 bilhões e só depois irá precisar de suplementação. “Ele não pode reclamar da suplementação ainda se ele nem gastou um real”.

Base de Bernal, a vereadora Thaís Helena (PT) disse esperar que a nova legislatura, com 29 parlamentares, represente um “novo tempo” e demonstrou confiança de que o novo chefe do Executivo Municipal vai construir maioria e fortalecer a relação com a Câmara.

Contudo, admitiu que a situação, marcada antes mesmo da posse do progressista, representa uma “crise desnecessária”. “Temos que auxiliá-lo a administrar Campo Grande. Foi desnecessária (crise) tanto para a Câmara quanto para os vereadores”.

Nos siga no Google Notícias