ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Dados de ação contra Vander são compartilhadas pelo STF com força-tarefa

Nyelder Rodrigues | 26/09/2016 19:29
Vander é um dos 10 parlamentares em Brasília que tiveram dados compartilhados na Lava-Jato (Foto: Arquivo)
Vander é um dos 10 parlamentares em Brasília que tiveram dados compartilhados na Lava-Jato (Foto: Arquivo)

O deputado federal sul-mato-grossense Vander Loubet (PT) e outros nove parlamentares federais de outros estados tiveram provas relativas às investigações, realizadas em ações que tramitam em foro privilegiado, compartilhadas com a força-tarefa da Operação Lava Jato, formada por procuradores que apuram o caso em primeira instância.

A decisão de compartilhar os dados é do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) e relator da Lava Jato, Teori Zavascki, a pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Como o foro privilegiado dos senadores e deputados é referente apenas à esfera penal, as provas foram liberados para ações de improbidade - que são cíveis.

Os dados repassados aos procuradores que apuram os esquemas de corrupção na Petrobras já foram usadas em denúncias já realizados no STF. A intenção do compartilhamento é que as provas sejam avaliadas pela força-tarefa para que, aí então, seja decidido se devem ou não serem abertas as ações de improbidade.

Além de Vander Loubet, são alvo do compartilhamento os senadores Fernando Collor (PTC-AL), Gleisi Hoffmann (PT-PR) e Benedito de Lira (PP-AL), e os deputados federais Arthur Lira (PP-AL), Luiz Fernando Faria (PP-MG), Aníbal Gomes (PMDB-CE), Roberto Britto (PP-BA), José Otávio Germano (PP-RS) e Nelson Meurer (PP-PR).

Nos siga no Google Notícias