ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Política

Debate eleitoral perde espaço nas sessões virtuais da Assembleia

Devido a pandemia, pré-candidatos têm usado pouco o espaço para os debates políticos

Leonardo Rocha | 12/06/2020 08:39
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Em ano de eleição, o debate político perdeu espaço nas sessões virtuais da Assembleia Legislativa, que ocorrem desde março devido a pandemia do coronavírus. Neste novo modelo os parlamentares focam na votação dos projetos e só depois abrem espaço para os discursos, que estão reduzidos sobre a questão eleitoral.

Apesar de se tratar da eleição municipal, até o final do ano passado 10 deputados demonstraram interesse em se candidatar a prefeito em 2020. Com algumas desistências, troca de partidos e candidatos, este número se reduziu neste momento para apenas cinco nomes: José Carlos Barbosa (DEM), Marçal Filho (PSDB), Renato Câmara (MDB), Márcio Fernandes (MDB) e Pedro Kemp (PT).

Durante o caminho o primeiro a desistir foi Lucas de Lima (SD), que abriu espaço para pré-candidatura do ex-secretário estadual de Obras, Marcelo Miglioli. Depois foi a vez de Jamilson Name (sem partido) retirar o nome porque deixou o PDT e até o momento não se filiou a outra legenda.

Situação parecida com Carlos Alberto David (sem partido) e Renan Contar (PSL). O primeiro ganhou aval para deixar o PSL, no entanto até a data limite de filiação (4 de abril) não entrou em outra legenda, assim como o partido “Aliança pelo Brasil” não foi criado oficialmente.

Já Contar era o pré-candidato do PSL, no entanto foi trocado pelo vereador Vinícius Siqueira (PSL), que hoje é o nome da legenda para disputa na Capital. O deputado já avisou que vai pedir aval no TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de MS), para deixar o PSL. Só estaria apto para o pleito, se mudasse as datas do calendário eleitoral e ele se filiasse a uma nova legenda neste período.

Dourados – Apesar do pouco debate político, os pré-candidatos a prefeito de Dourados: José Carlos Barbosa (DEM), Renato Câmara (MDB) e Marçal Filho (PSDB), sempre usam seus respectivos tempos no discurso para focar suas demandas para cidade, assim como questionar e tratar dos problemas locais.

Em Campo Grande permanecem como pré-candidato os deputados Pedro Kemp (PT) e Márcio Fernandes (MDB). Já João Henrique Catan (PL) não descarta a possibilidade de disputar o pleito, caso haja definição da sua legenda. Para Capital os debates eleitorais são quase inexistentes durante as sessões.

Os parlamentares justificam que com a pandemia do coronavírus o foco virou a “saúde pública”, por isso se concentram nas sessões para votações de projetos e debates sobre o assunto. Entretanto garantem que continuam nos bastidores a articulação política em busca de alianças e definição das chapas para vereadores.

Nos siga no Google Notícias