ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Política

Debate na madrugada repete polarização entre Bernal e Giroto

Aline dos Santos, Fabiano Arruda, Gabriel Neris e Paula Vitorino | 05/10/2012 01:47
Giroto e Bernal durante o debate da TV Morena. (Fotos: Gabriel Neris)
Giroto e Bernal durante o debate da TV Morena. (Fotos: Gabriel Neris)

Teste de resistência para o eleitor, o último debate entre seis dos sete candidatos a prefeito de Campo Grande, realizado pela TV Morena, foi marcado, mais uma vez, pela polarização entre os candidatos de oposição e Edson Giroto, do PMDB.

Na dianteira das pesquisas, o clima esquentou entre Alcides Bernal (PP) e o peemedebista. Os ânimos se acirraram no tema saúde pública. Nos quatro blocos de pergunta entre os candidatos, os dois não fugiram ao embate e, sempre que tinham oportunidade, se endereçavam perguntas e troca de farpas.

Durante uma hora e 45 minutos, uma palavra foi repetida à exaustão: humanização. O termo foi usado para transporte, trânsito, saúde e até coleta de lixo. Alvo das perguntas mais polêmicas, Giroto disse que fará revisão do IPTU (Imposto Territorial e Predial Urbano), além de dar poder de polícia à Guarda Municipal. Acusado por Giroto de dar respostas genéricas, Alcides Bernal disse que não falta recursos, mas gestão para saúde.

Reinaldo Azambuja propôs ações para o trânsito, eleição direta para diretor de escola, videomonitoramento para reduzir a violência e criticou a postura da prefeitura, de fazer licitação milionária do lixo no fim de mandato.

Vander Loubet (PT) prometeu congelar o IPTU, reduzir a tarifa do transporte coletivo em R$ 0,25 e reduzir pela metade o déficit de vagas para Ceinfs, que segundo ele chega a 30 mil vagas.

Dentre as principais propostas defendidas por Marcelo Bluma (PV) está, como em outros debates, a importância de planejar o desenvolvimento da cidade. Para ele, o Planurb precisa envolver profissionais como sociólogos, engenheiros e historiadores para “pensar” o desenvolvimento a Capital.

Com postura agressiva, Sidney Melo (PSOL) fez ironias e disparou críticas, principalmente a Giroto, que representa a continuidade da administração do PMDB. A valorização dos servidores esteve presente por diversas vezes em seu discurso.

 

Concentração à porta da TV para assistir ao debate entre os candidatos.
Concentração à porta da TV para assistir ao debate entre os candidatos.

Reclamações e confusão  – Os candidatos reclamaram do horário e do pouco tempo para respostas. “O horário atrapalhou um pouco, mas acredito na parcela dos indecisos para chegar no segundo turno”, afirmou Vander.

Edson Giroto agradeceu a oportunidade dada pela tv, afirmando que é uma chance de o eleitor decidir seu voto.

Para Bluma, o tempo para as respostas foi um complicador que dificultou a apresentação das propostas. Bernal disse que não acredita que o debate mude a intenção do eleitor e avalia que pode vencer ainda no primeiro turno.

Na saída da TV Morena, o carro de Bernal foi cercado pela torcida de Giroto, que bateu no veículo e gritava xingamentos. O candidato desceu do carro, reclamou que a polícia não interveio e foi embora.

Nos siga no Google Notícias