A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

05/10/2012 01:47

Debate na madrugada repete polarização entre Bernal e Giroto

Aline dos Santos, Fabiano Arruda, Gabriel Neris e Paula Vitorino
Giroto e Bernal durante o debate da TV Morena. (Fotos: Gabriel Neris)Giroto e Bernal durante o debate da TV Morena. (Fotos: Gabriel Neris)

Teste de resistência para o eleitor, o último debate entre seis dos sete candidatos a prefeito de Campo Grande, realizado pela TV Morena, foi marcado, mais uma vez, pela polarização entre os candidatos de oposição e Edson Giroto, do PMDB.

Na dianteira das pesquisas, o clima esquentou entre Alcides Bernal (PP) e o peemedebista. Os ânimos se acirraram no tema saúde pública. Nos quatro blocos de pergunta entre os candidatos, os dois não fugiram ao embate e, sempre que tinham oportunidade, se endereçavam perguntas e troca de farpas.

Durante uma hora e 45 minutos, uma palavra foi repetida à exaustão: humanização. O termo foi usado para transporte, trânsito, saúde e até coleta de lixo. Alvo das perguntas mais polêmicas, Giroto disse que fará revisão do IPTU (Imposto Territorial e Predial Urbano), além de dar poder de polícia à Guarda Municipal. Acusado por Giroto de dar respostas genéricas, Alcides Bernal disse que não falta recursos, mas gestão para saúde.

Reinaldo Azambuja propôs ações para o trânsito, eleição direta para diretor de escola, videomonitoramento para reduzir a violência e criticou a postura da prefeitura, de fazer licitação milionária do lixo no fim de mandato.

Vander Loubet (PT) prometeu congelar o IPTU, reduzir a tarifa do transporte coletivo em R$ 0,25 e reduzir pela metade o déficit de vagas para Ceinfs, que segundo ele chega a 30 mil vagas.

Dentre as principais propostas defendidas por Marcelo Bluma (PV) está, como em outros debates, a importância de planejar o desenvolvimento da cidade. Para ele, o Planurb precisa envolver profissionais como sociólogos, engenheiros e historiadores para “pensar” o desenvolvimento a Capital.

Com postura agressiva, Sidney Melo (PSOL) fez ironias e disparou críticas, principalmente a Giroto, que representa a continuidade da administração do PMDB. A valorização dos servidores esteve presente por diversas vezes em seu discurso.

 

Concentração à porta da TV para assistir ao debate entre os candidatos.Concentração à porta da TV para assistir ao debate entre os candidatos.

Reclamações e confusão  – Os candidatos reclamaram do horário e do pouco tempo para respostas. “O horário atrapalhou um pouco, mas acredito na parcela dos indecisos para chegar no segundo turno”, afirmou Vander.

Edson Giroto agradeceu a oportunidade dada pela tv, afirmando que é uma chance de o eleitor decidir seu voto.

Para Bluma, o tempo para as respostas foi um complicador que dificultou a apresentação das propostas. Bernal disse que não acredita que o debate mude a intenção do eleitor e avalia que pode vencer ainda no primeiro turno.

Na saída da TV Morena, o carro de Bernal foi cercado pela torcida de Giroto, que bateu no veículo e gritava xingamentos. O candidato desceu do carro, reclamou que a polícia não interveio e foi embora. 



Só uma coisa tenho a dizer... Pense bem antes de votar, analise bem os candidatos e tenham a noção de analisar a cidade que vive!!! Vote no mais PREPARADO. E não apenas na mudança, porque quem vive aqui sabe que ao longo dos anos VIMOS E VIVEMOS ESSA BOA MUDANÇA. Espero continuarmos no mesmo rumo de crescimento, isso eu torço muito que aconteça e assim que a cidade verdadeiramente cresça!!!
 
Raphael Portela em 05/10/2012 14:24:47
Esses debates não prova nada e nem faz com que os indecisos mudem de opinião.Devemos analisar o perfil da pessoa
 
Dalva b.rios em 05/10/2012 13:11:28
gente não sei pq tem gente que fala em votar no bernal afinal, oque ele prometeu nada ficou a campanha toda só falando bobagem...se fazendo de vitima! de coitadinho. não fez propostas pra cidade é tenho pena desta cidade se esse cara for eleito, veja ao seu redor quem anda pela cidade ve as coisas realizadas lindas avenidas, ciclovias, enfin a cidade esta boa por isso vou continuar se estivesse ruim eu mudava mais vou com giroto pois acho ele melhor preparado quem ama campo grande e quer que ela vai pra frente vota no giroto. agora quem quer que a cidade se dana vota no bernal fazer oque depois não reclama
 
fernando oliveira em 05/10/2012 12:09:52
o giroto tava meio nervoso o bernal se fazia de vitma toda hora e ñ respondia as perguntas o azanbuja tava com as respostas meio decorada o vander com propostas sem pe nem cabeça e nas costas da dilma e do lula so aumentou minha duvida em quem votar

 
Lucas mendes de souza em 05/10/2012 11:30:31
O candidato Giroto preocupou-se mais em ofender o Bernal, do que em apresentar propostas ao povo de Campo Grande. Bernal por sua vez respondeu com serenidade às perguntas, porém poderia ter sido mais enfático; na questão propositiva Bernal foi muito bem. Azambuja apresentou várias propostas, e se mostrou bem preparado para exercer o mandato de prefeito. O professor Sidney fez várias criticas sempre que pode, porem não deixou de apresentar suas propostas, mostrando-se bem a par da situação que a cidade está e dos problemas que a capital enfrenta.
 
Nathan Seno em 05/10/2012 11:25:35
VALDIR VILLA NOVA: vc assistiu o debate mesmo?Onde que vc viu o Bernal atacando o Giroto?Pelo menos aqui na minha tv eu só vi o Giroto atacando o Bernal, tanto é verdade que quando o Bernal teve a oportunidade de fazer perguntas, fez a outros candidatos que não fossem o Giroto! Reveja seus conceitos.
 
Daniel Assunção em 05/10/2012 11:19:21
POR FAVOR ! ACHO QUE O POVO ANDA MUITO EXIGENTE, NAO SE PODE TER TUDO DE UMA VEZ, PRIMEIRAMENTE POSTOS DE SAUDE SUCESSIVAMENTE MÉDICOS. CALMA COMUNIDADE! GIROTO/REINALDO AZAMBUJA SÃO COM VOCES!
 
GABI ROCHA em 05/10/2012 11:19:09
Interessante, não assisti o debate pois trabalho de manhã e não posso me dar ao luxo de ficar até às 00:00hs em frente a TV como muitos outros campograndenses... Porém, fico impressionada com os milagres que o Vander promete e outros candidatos também... Quero ver eles conseguirem fazer isso.... Outra coisa, o Nelsinho foi um bom prefeito, ninguém pode negar, mas ele mudou muito questoes estéticas e de locomoção em campo grande... Necessidades basicas como saude, educação e transporte, não teve muita mudança
 
Helen Rangel em 05/10/2012 11:16:40
Pra mim o debate provou que o Sr. Bernal é um fala mansa da voz bonita, um "bagre ensaboado", uma pessoa que fala o que os menos esclarecidos gostam de ouvir, digno dos populistas. Não têm a menor condição de administrar uma cidade do porte de Campo Grande com todos os seus problemas e complexidades, uma cidade que o Brasil está de olho, uma cidade que os empresários do Brasil escolheram para investir. Como pode um cara desse estar liderando pesquisa ? Se bem que pesquisas não são confiáveis !
 
Guilherme Fonseca em 05/10/2012 11:13:05
O Bernal nunca responde as perguntas, sempre enrola enrola
E enrola, nao tem capacidade alguma para governar nossa cidade, so sabe falar mal, isso q ele nunca fez um projeto se quer para melhorar alguma coisa.
 
Thiago Pereira em 05/10/2012 11:07:41
Olha o tipo de eleitores que votam no Giroto..sem um mínimo de educação e sem preparo.
 
Rosi Castro em 05/10/2012 10:56:41
não se iludam com político , impossível eles pensarem no povo antes de se darem muito bem
 
elia bento em 05/10/2012 10:47:25
meu sonho ainda é ter uma eleição onde candidato que tenha programa de radio e TV que fique a mostra todos os dias e dessa forma tenha mais chances de se eleger pois esta sempre em evidencia "acabe" Radialista,apresentador de programa de TV dentre outros fora...
 
Darci Casara em 05/10/2012 10:31:37
E sempre tudo igual, é um aperto de mão aqui.é um tchauzinho ali ( qdo se vê esse povo) depois das eleiçoes bye bye tolos, queria ver se algum deles dissesse abro mão do meu gordo salário + privilegios, propinas para governar nossa cidade, sim porque eles são empresarios. emfim temos que conformar com a frase " brasil um país de tolos."
 
Roberto rodrigues paulino em 05/10/2012 10:31:33
TÉDIOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
 
lucia maria de souza em 05/10/2012 10:25:13
assisti o debate e senti que o giroto não tem estrutura para administrar campo grande o bernal foi e sentí segurança em suas propostas
 
luana martins galhardo em 05/10/2012 10:15:59
Assisti o debate e digo que foi complicado entender alguma coisa. Giroto e Bernal foram vergonhosos. O primeiro só sabia fazer pergunta de saúde e ficava protegendo os defeitos que realmente existem na cidade e o segundo, ficava se esquivando das perguntas e repetia muito as coisas na hora de responder, além de não ter apresentado propostas (como o Giroto mesmo disse). Apesar de simpatizar com as propostas do Reinaldo, o Candidato que me surpreendei foi o Sidney Melo. Ele conseguiu ser objetivo e humilde nas suas respostas, sabia o que de fato precisa ser melhorado. Não ficou viajando na maionese (idealizado coisas impossíveis) igual os outros. Mas mesmo assim, ainda sou Reinaldo.
 
Jhenifer Rocha em 05/10/2012 10:11:45
percebí que o bernal foi muito firme em suas respostas.
 
maria candida em 05/10/2012 10:10:29
O Giroto falou que a guarda municipal irá incidir não só sobre o patrimônio, mas também sobre as pessoas. Isso mostra o desconhecimento do candidato com relação a nossa Constituição Federal.
 
Daniel Assunção em 05/10/2012 10:06:29
PODEMOS OBSERVAR Q TÃO POUCO CANDIDATO IRA TER UM MANDATO CREDOR EM NOSSA CAMPO GRANDE AXO Q DEVEMOS DAR CHANCE PRA OUTROS ENTAREM LÁ..CHEGA DE TER Q IR AO POSTO 24 HRS D MANHÃ E SAIR AS OITO DA NOITE A POPULAÇÃO TEM É Q REIVINDICAR E VER QUAL O CANDIDATO Q TEM MAIS PROPOSTA PRA SAÚDE PÚBLICA E SEGURANÇA Q ESTA DESVASTA EM NOSSA CIADE TÃO BELA... E VEJA BEM O Q ADIANTA TER CIDADE BONITA E NÃO TER SAÚDE E SEGURANÇA PRA PODER APRECIA-LA!
 
RUTHY MACIEL em 05/10/2012 10:00:46
veja apenas o vice do giroto, ficha limpa já...
 
maria candida em 05/10/2012 10:00:26
Elisa Martins... que outras coisas mais importantes que discutir a 3 dias das eleições que vão decidir quem vai administrar a cidade que nós moramos por mais 4 anos???? Cada coisa!
 
Diego Silva em 05/10/2012 09:59:34
elisa martins: se vc não sabe, a base ou o problema de todos esses empasses suscitados por vossa pessoa é a POLÍTICA. E se esse assunto te incomoda te recomendo não ler as matérias e não deixar comentário, pois ninguém é obrigado a nada. Simples assim!
 
Daniel Assunção em 05/10/2012 09:50:47
Pensa bem: o prefeito é médico, o governador é medico, o presidente da camara é médico e a saúde está um fracasso, sem médico, e o atendimento é péssimo, e quando marca consulta consegue com 6 meses depois, chega!!!!! queremos mudanças
 
maria candida em 05/10/2012 09:45:27
No debate (que debate?), o Bernal só falou mal do Giroto e da atual administração. Será que ele se esqueceu que 95% dos moradores de nossa cidade morena, tem satisfação em morar aquí ? Ele não fala coisa com coisa, e não tem propostas completas. O 2º turno será entre Giroto e Azambuja, que são os dois melhores candidatos. O Bernal já era, afinal ainda não encontrei nenhum eleitor declarado que vote no Bernal.
 
VALDIR VILLA NOVA em 05/10/2012 09:44:44
Nossa que vergonha povo do giroto....segundo turno Bernal!!!! estou contigo é hora de mudar!!!!!
 
Adriana Peralta em 05/10/2012 09:38:44
concordo com o adevair carvalho, ele disse tudo..................
 
maria candida em 05/10/2012 09:29:35
o que o bernal fez, mesmo como vereador em 08 anos, nosso o povo é ingrato, mesmo tomara que aqui não tranforme em uma nova dourados
 
jane fernandes souza em 05/10/2012 09:28:00
Um cara que se diz grande construtor, que foi secretario por vários anos, se enrolar no quesito sobre o Plano Diretor, falando que não tem nada a ver com enchente e trânsito. Sinto muito. Merece continuar sendo Deputado Federal, pois não tem muita noção de planejamento mesmo.
 
Madalena Arre Pendid em 05/10/2012 09:26:53
Anita Ramos, a oratória não é o melhor requisito para se administrar uma capital. Quem fala bem e bonito, não fez nada por nossa capital. Falar bem é fácil, ainda quando o candidato é advogado e tem o poder de convencer e hipinotizar as pessoas com seu discurso vazio. Infelizmente toda a população não entende o que é falar bem e realmente fazer na pratica.
 
Julia Silva em 05/10/2012 09:26:45
A oratória do Giroto é uma coisa assustadora... de ruim.
 
Gabriel Lourenço em 05/10/2012 09:26:28
Se qualquer um dos dois ganhar essa eleição estaremos mais uma vez abandonados pq eles não vão fazer nada que presta..estão apenas preoculpados com o poder,são pessoas com histórico duvidoso...fala sério estamos mal de governantes.
 
Auricler J.Abreu em 05/10/2012 09:15:44
Veja o vice do Giroto que voce decidirá em quem votar, é só entrar no WIKIPEDIA, acordaaaaaa campo grandeeeeeeeeeeeeeee!
 
Jaqueline da Silva em 05/10/2012 09:07:22
No outro debate o melhor foi o Bernal mas agora o melhor foi o Reinaldo. Os candidatos Sidnei e Bluma estavam apagados. O debate foi paltado pela ética, foi muito bom!
 
Felipe Maia em 05/10/2012 08:59:49
Parabéns pela matéria...mas acredito que Reinaldo Azambuja fará a grande diferença nessas eleições.
 
Paulo Gomes em 05/10/2012 08:28:37
Assisti o debate e não concordo, quem atacou foi somente o Giroto e o Bernal de forma alguma disse que ganhará no primeiro turno, e como estava nervoso o Giroto, precisa urgente de um curso de oratória!!
 
walmir fernandes em 05/10/2012 08:28:22
Esses militantes que cercaram o carro do candidato da oposição batendo no veículo e fazendo xingamentos, são pessoas que não tem preparo nenhum como pode pessoas dessas ter a capacidade de escolher algum candidato se eles não praticam a democracia sem violência, não sou oposicionista, mas repudio esses atos, temos a liberdade de escolha mas temos que respeitar aqueles que vale do direito de se candidatar. A campanha eleitoral tem ganho novos formatos de consciência e respeito, mas pelo que vejo esse pessoal ainda não aprendeu. Consciência e liberdade é o minimo que podemos ter pelos nossos semelhantes.
 
Jose da Roca em 05/10/2012 08:22:52
Tantas outras coisas para se pensar, discutir e TENTAR resolver, e vamos falar de política e POLÍTICOS, dá Licença!
 
elisa martins em 05/10/2012 08:21:31
Repete polarização, mas Reinaldo Azambuja sobrou nesse debate. As melhores propostas, tanto que o Bernal sempre direcionava suas perguntas para o Azambuja e na réplica pegava carona nas suas propostas. Giroto só atacando o Bernal, Bernal só cozinhando e não respondendo nada.
 
Luan Gomes em 05/10/2012 08:18:40
A mesma balela de sempre. "Vou fazer isso pela saúde!", "Vou fazer aquilo pela educação!"
No final, é tudo farinha do mesmo saco. Só fazem aquilo que lhes interessam mais.
 
Afonso Neto em 05/10/2012 08:17:00
Enquanto Giroto e Bernal ficaram se alfinetando, Reinaldo deu uma aula de serenidade e apresentou planos para nossa capital, não sou uma expert no assunto, mas realmente acho que Bernal se esquivou das respostas. Pessoal temos mais 02 dias para refletirmos em quem queremos para comandar nossa capital. Vamos pensar no bem coletivo e não nas causas pessoais. Vamos votar para o bem de nossa cidade, não se vendam, votem com dignidade e sabedoria, boa eleição a todos.
 
Mila Frigo em 05/10/2012 08:14:31
E mais uma vez o Sr. Alcides Bernal não disse nada, além de atacar o outro candidato e fazer ironia. O que ele sabe fazer realmente é se fazer de vitima.
Quando questionado sobre para onde destinará as verbas, fez ataques e ironia.
 
Lara Cardoso em 05/10/2012 08:12:16
Na minha opinião achei que o Alcides Bernal ñ respondeu as perguntas só foi pra concluir que ele ñ tem capacidade pra governar uma cidade e se ele chegar a se eleger quem vai sofrer é a população .
 
luciene moreira em 05/10/2012 08:07:29
Vamos Giroto!
 
Alan Rodrigo Oliveira em 05/10/2012 08:07:14
Quem assistiu o debate pôde constatar a falta de preparo e conhecimento do candidato Giroto, muitas vezes entrando em contradição sobre diversos assuntos além de demonstrar claro nervosismo. Deu sorte que o debate foi transmitido tarde da noite..
 
Higor Marques em 05/10/2012 07:48:20
PORQUE O BERNAL NÃO RESPODEU AS PERGUNTAS ?
 
Antonio Dias em 05/10/2012 07:46:59
que coisa feia hein torcida do Giroto , pegou mal pra voces pra que isso ? Medo? feio demais,,,,, ja não basta aquela passeata q voces fizeram trancando toda cidade no sabado e atrapalhando a vida de quem precisava trabalhar ? vamo ter mais cautela quer vença o Melhor
 
Rosilene leonel em 05/10/2012 06:40:53
realmente o eleitor n precisa de debate para decidir seu voto...pq o povo ja ta cansado de tanta ladainha..parabens Bernal, vc se saiu mt bem em suas respostas e fez suas propostas de trabalho sem precisar se segurar no trabalho de ninguem que ja esta no poder....o povo esta mostrando q n precisa ser pressionado mais para exercer a democracia..vai dar certo
 
adevair carvalho em 05/10/2012 06:34:42
então esta explicado quando eles tapam buraco sem ter buraco. Quem e que mede os buracos, que faz buraco no dinheiro publico?
 
antonio vicente de paula em 05/10/2012 05:44:09
Eu assisti ao debate e senti que os melhores candidatos, pelo menos no quesito oratória, foram: Bernal, Prof. Sidney e Reinaldo. Até o Bluma falou melhor que o Giroto. Agora, pior que o Vander, talvez só o Suel (mas esse não participou, o que, para mim, é uma das provas irrefutáveis de que nossa democracia é falsa).
 
Anita Ramos em 05/10/2012 03:12:26
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions