ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 20º

Política

Delcídio cumprimenta Fachin, aprovado pelo Senado para o STF

Lúcio Borges | 19/05/2015 21:17

O senador sul-mato-grossense e líder do governo no Senado, Delcídio do Amaral (PT/MS), comemorou a aprovação, pelo Plenário , do nome do advogado paranaense Luiz Edson Fachin para uma vaga no Supremo Tribunal Federal. O parlamentar destacou a importância da votação e apontou que o novo ministro irá honrar a indicação da presidente Dilma Rousseff e acima de tudo o mais alto cargo do Poder Judiciário brasileiro.

"Cumprimento, saudo e desejo ele honre, acima de tudo, o Supremo Tribunal Federal com a sua experiência, sabedoria, sua formação pessoal e intelectual. Eu desejo que Deus o ilumine, e ilumine toda a sua família”, cumprimentou o líder, que trabalhou intensamente nas últimas semanas para que o nome de Fachin recebesse o apoio da maioria dos senadores, o que acabou acontecendo", disse Delcidio.

O advogado paranaense foi aprovado na noite desta terça-feira, 19 de maio, por 52 votos a 27. Ele precisava de pelo menos 41 votos favoráveis à sua indicação, sendo que estavam presentes 79 dos 81 senadores. A votação foi secreta e o resultado recebeu aplausos do Plenário. Luiz Fachin foi indicado pela presidente Dilma Rousseff para ocupar o posto do ex-ministro Joaquim Barbosa, que se aposentou em julho de 2014.

Delcídio destacou também, a maneira como o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB/AL) conduziu o processo de votação. “Vossa Excelência foi um magistrado nesse processo e, como presidente, conduziu muito bem a votação. Quero dar aqui que o meu testemunho da maneira correta como o presidente Renan conduziu todo o processo”, destacou o líder do governo.

Currículo - O advogado Luiz Edson Fachin, 57 anos, conquistou notoriedade no meio jurídico por novas teses envolvendo direito civil e de família, áreas nas quais se especializou. Na área profissional, o escritório que fundou atua principalmente em conflitos empresariais e os que envolvem sucessões, especialmente por arbitragem e mediação, formas alternativas de solução em que se busca evitar que a causa chegue ao Judiciário. Também se destaca por defesas no campo ambiental, agrário e imobiliário. No âmbito acadêmico, Fachin inovou ao interpretar as regras que regulam as relações privadas conforme os direitos básicos inscritos na Constituição; no direito de família, defendeu o valor das relações afetivas como critério para atribuir a paternidade, por exemplo. (com assessoria do Senado)

Nos siga no Google Notícias