ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Política

Delcídio elogia aprovação de PEC que proíbe gastos sem previsão de receita

Thiago de Souza | 27/08/2015 23:47
Aprovação da PEC mostra responsabilidade do Senado com o país. (Foto: Divulgação)
Aprovação da PEC mostra responsabilidade do Senado com o país. (Foto: Divulgação)

O senador Delcídio do Amaral (PT-MS) disse, na tarde desta quinta-feira (27), que a aprovação da PEC (Proposta de Emenda a Constituição) 84/2015, que proíbe a União de criar despesas aos estados e municípios, sem prever a transferência de recursos para o custeio desses gastos é uma prova do compromisso que o Senado Federal tem pelo país. 

O petista, que foi o relator da PEC, disse que o Brasil precisa de projetos que tragam segurança orçamentária. “Ela prova que os senadores têm compromisso com o equilíbrio das contas públicas e a questão fiscal. A PEC previne o que se convencionou chamar de “pauta bomba” e, com certeza, vai trazer tranquilidade para a União, os Estados e Municípios”, afirmou o senador. “Estamos virando o jogo e colocando pra funcionar a Agenda Brasil”, comentou Delcídio, referindo-se à pauta de projetos positivos sugerida pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB/AL).

O texto foi aprovado com alterações feitas por Delcídio para prever a possibilidade de aumento de despesa caso haja a previsão orçamentária e financeira que cubra esses encargos. Os senadores também aceitaram modificação feita pelo relator para excetuar da proibição as obrigações assumidas espontaneamente pelos entes federados e as decorrentes de aumentos do salário mínimo.

A proposta é de autoria da senadora Ana Amélia (PP-RS) e atende a uma reivindicação de prefeitos e governadores que alegam não ter como arcar com alguns programas criados pela União. O texto, aprovado em dois turnos, segue agora para a Câmara dos Deputados.

Nos siga no Google Notícias