ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Política

Delcídio lamenta precariedade da ferrovia Corumbá até Bauru

Carlos Martins | 19/04/2013 07:46
"Ferrovia apresenta quase 90% de ociosidade", diz senador Delcídio do Amaral  (Foto: Moreira Mariz/Agência Senado)
"Ferrovia apresenta quase 90% de ociosidade", diz senador Delcídio do Amaral (Foto: Moreira Mariz/Agência Senado)

As condições precárias da ferrovia que liga Corumbá (MS) a Bauru (SP) foi tema de pronunciamento do senador Delcídio do Amaral (PT-MS) nesta quinta-feira no Senado Federal. Segundo Delcídio, a antiga Ferrovia Noroeste do Brasil tem todas as condições de funcionar como uma ferrovia de integração nacional e de integração com os países vizinhos. A concessão da ferrovia é da América Latina Logística (ALL).

“Lamentavelmente, essa ferrovia se encontra em condições absolutamente precárias. Apresenta quase 90% de ociosidade, dormentes que precisam ser trocados, trilhos que precisam ser trocados. É uma ferrovia de bitola métrica quando, na verdade, nós precisaríamos de uma ferrovia de bitola larga”, disse o senador.

Para Delcídio, a recuperação da ferrovia é essencial para o País, pois significará a redução do preço do frete no escoamento da produção. Ele garantiu que a bancada sul-mato-grossense trabalhará intensamente em busca de uma solução.

“A grande realidade é que, a despeito de tudo aquilo que anunciaram, pouco foi feito. A ferrovia pouco avançou nos últimos meses e nos últimos anos. Se existe uma privatização malfeita, que já começou errada desde o início, foi a privatização, melhor dizendo, o arrendamento da malha viária da antiga Noroeste do Brasil”, protestou.

Delcídio Amaral ainda destacou dois projetos da Empresa de Planejamento e Logística (EPL) de extrema importância para o Mato Grosso do Sul: a ramificação da Ferrovia Norte-Sul até Dourados (MS), chegando eventualmente até Porto Murtinho (MS), e a construção de uma ferrovia do Paraná até Maracaju (MS).

“Essas duas ferrovias são fundamentais para o desenvolvimento do Mato Grosso do Sul”, analisou.

Delcídio apontou também a necessidade de investimento nas rodovias e hidrovias de Mato Grosso do Sul a fim de garantir o desenvolvimento do estado.

“Nós temos uma expectativa muito grande no sentido de garantir esses investimentos para o nosso estado, investimentos importantes”, disse o senador.

Ferroanel - Delcídio ainda apontou a necessidade de se colocar em prática as obras do ferroanel em São Paulo. Ele explicou que muitas composições ferroviárias que vem do Centro-Oeste, quando chegam a São Paulo, disputam espaços da via férrea com o transporte de passageiros. “Muitas composições precisam esperar para depois descer ao Porto de Santos”, observou.

Nos siga no Google Notícias