ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Política

Delcídio recebe dois senadores da Bolívia em Brasília

Redação | 28/05/2009 12:53

O presidente do Senado da Bolívia, Oscar Antelo, e o presidente do Comitê do Regime Eleitoral da Bolívia, senador Roger Molina, estiveram reunidos ontem com o senador Delcídio do Amaral (PT), em Brasília. Na pauta da reunião estava o relacionamento entre as populações fronteiriças e desenvolvimento de ambos os lados.

"Manifestei aos parlamentares do país vizinho nossa preocupação em relação a questões que afetam diretamente quem vive na fronteira. A idéia é reunir senadores e governadores de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Acre e dos departamentos [estados] do lado boliviano, para elaborarmos uma legislação comum aos dois países no que se refere ao trânsito de pessoas, trabalho, aduana, atendimento de saúde, educação e segurança pública", adiantou Delcídio.

Na pauta do encontro entre os senadores e os governadores da Bolívia e do Brasil também serão discutidos assuntos relativos ao desenvolvimento em ambos os países.

Gás - Segundo Delcídio, durante a reunião em Brasília ele e os senadores bolivianos chegaram ao consenso de que o gás natural que o Brasil importa da Bolívia pode e deve ser melhor aproveitado.

"Eles têm reservas enormes que, racionalmente exploradas, vão gerar riquezas e bem estar para a população dos dois países. Uma das alternativas é instalar uma separadora de gás na região de Corumbá/Puerto Suarez, que agregaria valor ao gás boliviano, gerando mais riquezas, renda e empregos para os brasileiros e bolivianos que vivem na fronteira", detalhou.

Por fim, Delcídio fez uma sugestão aos parlamentares do país vizinho, que o encontro Brasil/Bolívia seja realizado em Corumbá. Os senadores Antelo e Molina disseram que vão discutir a sugestão com seus colegas de parlamento.

Nos siga no Google Notícias