ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Política

DEM analisa hoje as pesquisas com nome de Mandetta para presidente do Brasil

Começa hoje (24) a análise das pesquisas qualitativa e quantitativas com o nome do ex-ministro da Saúde

Gabriela Couto | 24/05/2021 12:12
Ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, tem dia importante dentro do DEM nesta segunda-feira (24) (Foto Marcelo Casal Jr/Agência Brasil)
Ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, tem dia importante dentro do DEM nesta segunda-feira (24) (Foto Marcelo Casal Jr/Agência Brasil)

Começa hoje (24) a análise das pesquisas qualitativa e quantitativas com o nome do ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM), para a Presidência da República. Os democratas se reúnem em Brasília (DF) para avaliar quantos votos o sul-mato-grossense teria se fosse o nome da terceira via hoje, para uma disputa com nomes de Jair Bolsonaro (sem partido) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Mandetta ficou conhecido pelos brasileiros após comandar a pasta da Saúde no começo da pandemia da covid-19. Mas foi demitido no dia 16 de abril de 2020. Para a eleição de 2022, o partido tem dois caminhos como os mais prováveis. Ou lança Mandetta, ou repete a fórmula de 2002, e declara neutralidade na disputa presidencial.

Dentro do partido ainda há a questão de um possível apoio ao PSDB, mas se tornaria difícil caso o nome de João Doria seja o escolhido. Também há resistência do partido para aliança com Ciro Gomes (PDT).

O fato é que faltam apenas 16 meses para a disputa das eleições de 2022. Neste momento com parte do DEM rachado entre apoio e oposição a Bolsonaro, nomes como o da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, pode ser cotado como certo para uma das maiores baixas da legenda caso Mandetta saia presidente.

A janela partidária só abre em abril. Até lá, o ex-ministro da Saúde terá que dar motivos suficientes para o partido e os eleitores apostarem nele como o caminho do meio da atual polarização política que surgiu desde 2018.

A assessoria de imprensa confirmou a reunião do DEM nesta segunda-feira (24), mas não deu detalhes de quem irá participar, horário ou local até o fechamento da matéria. Já Mandetta não respondeu a reportagem.

Nos siga no Google Notícias