ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Política

Para senadoras de MS, Mandetta deu informações importantes a CPI

Ex-ministro da Saúde, foi demitido em abril de 2020 após divergências nas tomadas de decisão frente a pandemia

Jhefferson Gamarra | 04/05/2021 19:54
Ex-ministro da saúde Luiz Henrique Mandetta durante interrogatório desta terça-feira (Foto: Reprodução)
Ex-ministro da saúde Luiz Henrique Mandetta durante interrogatório desta terça-feira (Foto: Reprodução)

Após quase oito horas de duração, foi concluído o primeiro depoimento da CPI da covid-19 nesta terça-feira (4). O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta respondeu a questionamentos de 30 senadores e senadoras de todo o Brasil. No geral, os parlamentares de MS avaliaram como satisfatório os esclarecimentos prestados pelo ex-ministro, que ficou 15 meses na pasta, dois deles em meio a pandemia da covid-19.

Líder da bancada feminina e mais antiga representante do Estado no parlamento, a senadora Simone Tebet (MDB), afirmou que depoimento de Mandetta acendeu um sinal amarelo e confirmou algumas atitudes tomadas pelo governo Federal durante a pandemia.

“Como a primeira autoridade à frente do Ministério da Saúde a enfrentar a pandemia, ele deixou claro que tentou alertar sobre a transmissão comunitária, a importância do uso de máscaras, do isolamento social, de campanhas informativas e do planejamento para aquisição de equipamentos e remédios. Ele como testemunha, é importante confirmar isso para a CPI”, avaliou.

Para a Simone, a informação repassada pelo ex-ministro sobre um documento que teria sido elaborado por um servidor do Palácio do Planalto para alterar a bula da cloroquina e oferecer a população como tratamento contra a covid-19 é uma situação gravíssima que representa crime contra a humanidade.

Senadora Simone Tebet foi a penúltima parlamentar a questionar o ex-ministro (Foto: Reprodução)
Senadora Simone Tebet foi a penúltima parlamentar a questionar o ex-ministro (Foto: Reprodução)

“Burlar, alterar bula de medicamento, pelo Código Penal, é crime. Pena de 10 a 15 anos. Falsidade ideológica. Não se abriu uma sindicância, um processo administrativo para demitir uma pessoa que comete um crime dessa grandeza diante de uma pandemia como essa. Fica aqui a minha maior perplexidade diante desse fato”, indagou a senadora.

Na opinião da senadora Soraya Thronicke (PSL), por se tratar do primeiro dia de depoimentos da CPI, ainda é cedo para fazer uma avaliação geral de toda a situação, mas que os esclarecimentos do ex-ministros foram importantes para o seguimento do inquérito.

“Ainda estão iniciando as oitivas, então é cedo para fazer uma avaliação geral, uma vez que muitas outras pessoas terão a oportunidade de prestar esclarecimentos a respeito das ações de enfrentamento da pandemia. Mas o ex-ministro Mandetta trouxe informações importantes sobre o momento em que esteve à frente do Ministério da Saúde durante a pandemia”, disse Soraya.

Procurado pela reportagem, o líder do PSD no Senado, Nelsinho Trad, não comentou sobre o depoimento do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta no primeiro dia de sabatina da Comissão Parlamentar de Inquérito.

Em resumo, durante a sessão desta terça-feira, o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta afirmou durante seu depoimento no senado que: o Governo Federal foi alertado sobre a gravidade da pandemia e optou por não fazer campanha nacional contra a Covid; o presidente Jair Bolsonaro tinha uma espécie de "assessoramento paralelo", que incluía os filhos, para tratar sobre as medidas a serem adotadas durante a pandemia; uma minuta de decreto foi cogitada para que a Anvisa alterasse a bula da cloroquina para que o remédio fosse recomendado contra a Covid, mesmo sem comprovação sobre a sua eficacia.

Ainda de acordo com Mandetta, o tratamento precoce, defendido pelo governo federal, deveria ser chamado de "kit ilusão" e o ministro da Economia, Paulo Guedes, pode ter "influenciado" o presidente Jair Bolsonaro nas tomadas de decisões frente a crise sanitária.

Todo o depoimento do ex-ministro Mandetta, bem como as perguntas feitas pelos Senadores foram transmitidos ao vivo através da TV Senado.

Nos siga no Google Notícias