ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Política

Depois de 43 horas, deputados encerraram discursos já de madrugada

Leonardo Rocha | 17/04/2016 07:08
Deputados encerram discursos de madrugada, após acordo de líderes (Foto: Nilson Bastian\Câmara dos Deputados)
Deputados encerram discursos de madrugada, após acordo de líderes (Foto: Nilson Bastian\Câmara dos Deputados)

Depois de 43 horas, os deputados encerraram na madrugada de hoje (17), por volta das 3h42 (horário de Brasília), a fase de discursos e discussões no processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff (PT), dos 513 parlamentares, 140 não compareceram ou decidiram não fazer uso da palavra na Câmara Federal.

Os trabalhos começam na manhã da sexta-feira, por volta das 8h55, e seguiram durante todos os turnos, inclusive de madrugada, para que hoje (17), a partir das 14h, seja iniciado a fase de votação, onde a oposição precisa de 342 votos favoráveis, para aprovar o impeachment contra a presidente, para que então o processo siga para o Senado Federal, que irá dar a última palavra.

Como a maioria dos parlamentares queriam fazer pronunciamento, existia a expectativa dos discursos acabarem ainda nesta manhã, no entanto houve um acordo de líderes partidários para que esta fase fosse encurtada e muitos abriram mão de usar a tribuna, já que a direção da Câmara (Federal) avaliou que poderia atrapalhar o horário da fase de votações, que começa nesta tarde.

De acordo com a Câmara dos Deputados, esta fase de discursos que começou na sexta-feira e terminou na madrugada de domingo, foi a mais longa da história do legislativo, antes este posto era ocupado pela MP dos Portos, em 2013, quando deputados permaneceram 36 horas e 35 minutos. Entre os deputados de Mato Grosso do Sul que discursaram estavam: Luiz Henrique Mandetta (DEM), Geraldo Resende (PMDB) e Tereza Cristina (PSB).

O relatório final aprovado pela comissão especial do impeachment, teve o parecer do deputado Jovair Arantes (PTB-GO), que apontava crime de responsabilidade da presidente Dilma Rousseff (PT). Entre as infrações citadas está a edição decretos suplementares sem autorização do Legislativo e em desconformidade com um dispositivo da Lei Orçamentária, conhecida como "pedaladas fiscais".

Nos siga no Google Notícias