ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Política

Deputada marca nova audiência sobre programa "Escola sem Partido"

Projeto gera críticas dos educadores e quase foi arquivado na CCJR, onde teve quatro votos contrários

Leonardo Rocha | 17/05/2018 09:05
Deputados Junior Mochi (MDB), Maurício Picarelli (PSDB) e Mara Caseiro (PSDB), durante sessão (Foto: Luciana Nassar/ALMS)
Deputados Junior Mochi (MDB), Maurício Picarelli (PSDB) e Mara Caseiro (PSDB), durante sessão (Foto: Luciana Nassar/ALMS)

Após polêmicas, deputada Mara Caseiro (PSDB) marcou nova audiência sobre o projeto “Escola sem Partido”, para o dia 23 de maio, antes da proposta ser votada na Assembleia. Ela pretende trazer especialistas e criadores do programa a nível nacional, para tentar convencer os colegas que a matéria trará benefícios e não “censura” aos trabalho dos professores.

A proposta obriga as escolas a afixar cartazes nas salas de aulas, contendo regras que os professores devem seguir, entre elas a proibição a chamada “doutrinação” política, religiosa ou sobre a questão de gênero. A autora alega que a intenção é que todas as ideologias (políticas) sejam expostas aos alunos e que não haja influência sobre apenas uma.

Ela tentou fazer uma audiência pública sobre o tema no ano passado, no entanto o evento teve que ser suspenso, devido as manifestações que ocorreram no auditório da Câmara Municipal. Os segmentos que são contra o projeto, alegam que se tratam de uma “censura” ao trabalho dos professores, que já seguem regras e normas internas da profissão.

O projeto chegou a ser apelidado no passado como “lei da mordaça”, quando foi arquivado na Câmara Municipal de Campo Grande. A matéria quase foi arquivada na CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), pois teve quatro votos contrários, mas um deputado – Eduardo Rocha (MDB) – deu voto favorável, possibilitando que a questão seguisse ao plenário.

Plenário - Mara Caseiro espera que o apoio aos projeto seja maior no plenário, já que vários colegas já demonstraram ser a favor das ideias do programa. Um dos principais críticos da matéria, o deputado Pedro Kemp (PT), alega que a matéria é inconstitucional, tendo já decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) e parecer da AGU (Advocacia-Geral da União).

“Já existe uma decisão contrária do ministro Luís Roberto Barroso, que avaliou lei semelhante em outro estado, ou seja, o assunto já foi reprovado pela Justiça, além dos educadores, entendo como desnecessário seguir com o projeto aqui na Assembleia”, disse o petista.

Nos siga no Google Notícias