ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 29º

Política

Programa "Escola sem Partido" será votado só em 2018, admite deputada

Leonardo Rocha | 08/12/2017 11:50
Deputada Mara Caseiro, autora do projeto, diz que votação ficará para 2018 (Foto: Victor Chileno/ALMS)
Deputada Mara Caseiro, autora do projeto, diz que votação ficará para 2018 (Foto: Victor Chileno/ALMS)

A deputada Mara Caseiro (PSDB), autora do projeto "Escola Sem Partido", admitiu que a proposta só será votada pelos parlamentares ano que vem. Ela ainda pretende realizar uma nova audiência pública, depois que a última teve que ser interrompida, devido a protestos em Campo Grande.

"O projeto gera polêmica e não pode ser discutido de forma rápida neste final do ano, por isso vai ficar para 2018, assim como a audiência que queremos promover", disse Mara Caseiro, que já adiantou que pretende realizar este evento na Assembleia, inclusive com aparato policial, se for necessário.

O projeto está parado, neste momento, na CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), aguardando um parecer do relator, o deputado Pedro Kemp (PT), justamente o mais crítico a matéria, por entender que traz "censura" aos professores e se trata de uma ação "conservadora e ultrapassada".

A autora justifica que o projeto apenas obriga a afixação de cartazes dentro das salas de aula, sobre os deveres dos professores, como a proibição de "doutrinação" política, religiosa ou de discussão de gênero. "O que queremos é apenas que os alunos tenham acesso a todas as ideologias e não serem influenciados por um ponto de vista".

Já Kemp alega que o próprio STF (Supremo Tribunal Federal) já tem uma decisão, em relação a outro estado, que diz que a matéria é inconstitucional. "Vou apresentar parecer contra e tentar convencer os colegas para arquivar a matéria, sem sequer ir ao plenário".

Polêmica - O assunto já tinha gerado polêmica anos atrás, quando foi apelido na Câmara Municipal de "lei da mordaça". Os vereadores chegaram a aprovar o projeto, no entanto o então prefeito Alcides Bernal (PP), vetou a proposta. Devido o desgaste e protestos, os parlamentares resolveram acatar a decisão.

Na Assembleia foi apresentado por Mara Caseiro, Coronel David (PSC), Paulo Siufi (PMDB), Lídio Lopes (PEN) e Maurício Picarelli (PSDB), no dia 31 de agosto, depois que alguns parlamentares participaram de um evento sobre o tema, que teve a participação do deputado federal, Eduardo Bolsonaro (PSC-SP), filho de Jair Bolsonaro.

Projeto está parado na CCJR, aguardando parecer de relator (Foto: Victor Chileno/ALMS)
Projeto está parado na CCJR, aguardando parecer de relator (Foto: Victor Chileno/ALMS)
Nos siga no Google Notícias