Deputado busca segundo mandato investindo na habitação
O deputado estadual Carlos Marun (PMDB), titular da secretaria de habitação desde 2007, espera que até o final do ano o governo supere a meta de 50 mil casas garantidas. Até o momento, foram 43.647 moradias entregues, em construção e já contratadas em todo o Estado.
"O Estado vive um excelente momento na área da habitação. Aproveitamos todas as parcerias para a construção de casas", explica. Ele compara os três anos em que esteve na secretária de habitação com o governo anterior: "Em 3 anos e 4 meses foram 43.647 casas, contra 26 mil dos 8 anos do governo anterior". Marun se licenciou da secretaria de Habitação em março, para concorrer à reeleição.
Com ajuda dos recursos federais, Marun disse que o Estado vai superar 50 mil casas até o fim do ano. "A Caixa Econômica é um grande parceiro nosso e até o final do governo, vamos superar as 50 mil moradias garantidas".
O deputado, que foi presidente do Fórum Nacional de Habitação, recorda a luta travada no Congresso Nacional, no meio do ano passado, para ampliar a atuação do programa "Minha Casa, Minha Vida" nos municípios com população abaixo de 50 mil habitantes.
"Foi uma deficiência no programa federal, ser limitado a municípios abaixo de 50 mil habitantes. Ele nasceu excluindo esses municípios e tivemos de fazer pressão no Congresso, onde foi modificado", relembra. A medida possibilitou que com os recursos do programa fossem contratadas 1.300 casas em 38 municípios do MS.
De toda a verba aplicada pelo "Minha Casa, Minha Vida", R$ 38 bilhões, apenas R$ 1 bilhão foi direcionado para os municípios com menos de 50 mil habitantes. "O governo federal alega que o déficit nesses municípios é menor, mas isso é um equívoco, pois existe e se não construímos casas, vamos incentivar o êxodo para as cidades maiores", comenta.