ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Política

Deputado busca segundo mandato investindo na habitação

Redação | 14/05/2010 08:16

O deputado estadual Carlos Marun (PMDB), titular da secretaria de habitação desde 2007, espera que até o final do ano o governo supere a meta de 50 mil casas garantidas. Até o momento, foram 43.647 moradias entregues, em construção e já contratadas em todo o Estado.

"O Estado vive um excelente momento na área da habitação. Aproveitamos todas as parcerias para a construção de casas", explica. Ele compara os três anos em que esteve na secretária de habitação com o governo anterior: "Em 3 anos e 4 meses foram 43.647 casas, contra 26 mil dos 8 anos do governo anterior". Marun se licenciou da secretaria de Habitação em março, para concorrer à reeleição.

Com ajuda dos recursos federais, Marun disse que o Estado vai superar 50 mil casas até o fim do ano. "A Caixa Econômica é um grande parceiro nosso e até o final do governo, vamos superar as 50 mil moradias garantidas".

O deputado, que foi presidente do Fórum Nacional de Habitação, recorda a luta travada no Congresso Nacional, no meio do ano passado, para ampliar a atuação do programa "Minha Casa, Minha Vida" nos municípios com população abaixo de 50 mil habitantes.

"Foi uma deficiência no programa federal, ser limitado a municípios abaixo de 50 mil habitantes. Ele nasceu excluindo esses municípios e tivemos de fazer pressão no Congresso, onde foi modificado", relembra. A medida possibilitou que com os recursos do programa fossem contratadas 1.300 casas em 38 municípios do MS.

De toda a verba aplicada pelo "Minha Casa, Minha Vida", R$ 38 bilhões, apenas R$ 1 bilhão foi direcionado para os municípios com menos de 50 mil habitantes. "O governo federal alega que o déficit nesses municípios é menor, mas isso é um equívoco, pois existe e se não construímos casas, vamos incentivar o êxodo para as cidades maiores", comenta.

Nos siga no Google Notícias