ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Política

Deputado pede intervenção do Ibama nas obras do Parque

Redação | 06/08/2009 15:27

O deputado estadual Paulo Duarte (PT) encaminhou nesta quinta-feira ofício ao superintendente do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) no Estado, David Lourenço, solicitando intervenção do órgão na avalanche de construções habitacionais que estão sendo feitas no Parque dos Poderes.

O parlamentar relata ao superintendente sua preocupação com a instalação de diversos empreendimentos imobiliários no parque, que é uma reserva ambiental, e segundo Duarte, está sofrendo uma ocupação desordenada.

"Esses empreendimentos poderão causar grande impacto ambiental. Num primeiro momento, há o desmatamento da área e a realização de obras de engenharia. Num segundo momento, haverá a ocupação dos imóveis por seus novos moradores, aumentando consideravelmente o fluxo de veículos, a emissão de gases poluentes, a produção de resíduos sólidos e a demanda por serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário", observou o parlamentar no ofício.

Ele pede ainda o empenho pessoal do superintendente do órgão e o envolvimento da equipe técnica no sentido de intervir para evitar a degradação ambiental do entorno do Parque.

Duarte cita que no núcleo do Parque dos Poderes há uma Unidade de Conservação, que é o Parque Estadual do Prosa, criado pela Lei nº 3.550, de 28 de julho de 2008, com o objetivo de preservar o ecossistema do Cerrado.

"Portanto, os mencionados empreendimentos estão sendo instalados na Zona de Amortecimento do Parque Estadual do Prosa, o que fere, em tese, a norma prevista em Lei, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza", justifica.

Em um passeio pelo Parque dos Poderes o Campo Grande News encontrou seis obras em atividade fora da reserva e mais 4 mil metros quadrados desmatados para empreendimentos na região de prédios públicos.

Amanhã, em horário a ser definido, Paulo Duarte se reunirá com o procurador-geral do MPE (Ministério Público Estadual) para discutir o assunto.

Nos siga no Google Notícias