ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Política

Deputado propõe ampla divulgação para denúncia de maus tratos de animais

Priscilla Peres | 30/06/2015 17:53
Deputado leu o projeto de lei hoje, em plenário. (Foto: Marco Miatelo)
Deputado leu o projeto de lei hoje, em plenário. (Foto: Marco Miatelo)

Projeto de lei apresentado hoje na Assembleia Legislativa , pelo deputado estadual Marcio Fernandes (PTdoB), propõem que seja obrigatória a afixação de cartazes em órgãos informando o telefone da Decat (Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista). O objetivo é combater o abandono e maus tratos de animais.

O projeto de lei determina que os cartazes devem ser afixados nas dependências de escolas públicas e privadas, postos de saúde, universidades ou faculdades, terminais ou estações de transporte, pet shops e clínicas veterinárias do Estado de Mato Grosso do Sul.

Com isso, a intenção é que haja um aumento no número de denúncias. O delegado da Decat, Wilton Vilas Boas de Paula, explica que em 2014 foram registradas 60 ocorrências de maus tratos a animais em Campo Grande. Desde quando assumiu a delegacia, em fevereiro deste ano a média tem sido a mesma, entre cinco a oito ocorrências por mês.

“Esperamos conseguir atender as futuras demandas, após a divulgação do disque-denúncia”, disse o delegado. Vilas Boas ainda ressalta que o ideal seria que as ocorrências fossem apresentadas juntamente com provas, como fotos e vídeos, porém nada impede que a denúncia seja feita sem as provas.

Semana oficial - O deputado também apresentou projeto hoje, para instituir a Semana Estadual de Adoção e Conscientização sobre o Controle Populacional de Pequenos Animais, para ser realizada anualmente na primeira semana do mês de outubro, em consonância com o dia 4 de outubro, Dia Mundial dos Animais.

A iniciativa tem a pretensão de debater com a sociedade a importância da adoção responsável e informar sobre a castração, pois a superpopulação de cães e gatos é um problema que preocupa não só devido a saúde do animal. Sem os cuidados devidos, a população também está em risco, visto que pode ser alvo de doenças transmitidas pelos animais.

Fernandes acredita que essas são maneiras de prevenir e também fazer justiça com àqueles que cometem atrocidades com os animais. “Temos visto com maior frequência casos de abandono e maus tratos a animais, precisamos nos unir para proteger essas vidas indefesas e também fazer alertas à população, através da Semana”, explica o deputado.

Nos siga no Google Notícias