ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Política

Deputados esperam acordo com procuradores para mudar texto de emenda

Assembleia aguarda alternativa que será proposta pelo Colegiado de Procuradores

Tatiana Marin e Leonardo Rocha | 04/04/2019 11:36
Deputado Gerson Claro (PP). (Foto: Leonardo Rocha)
Deputado Gerson Claro (PP). (Foto: Leonardo Rocha)

Deputados reconhecem que o texto da emenda que proíbe promotores de entrarem com ações civis ou inquéritos contra os poderes pode ser alterada. A Assembleia aguarda uma alternativa que será proposta pelo Colegiado de Procuradores, que se reuniu nesta quarta-feira (3) no MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul).

Nesta quinta-feira (4) o deputado Gerson Claro (PP), relator do projeto, afirmou que se houver acordo entre as partes, podem mudar o texto da emenda para satisfazer os dois lados, tanto MPMS quanto a Assembleia Legislativa.

O parlamentar adiantou que uma das alternativas que está sendo avaliada é a possibilidade de o procurador-geral Justiça Paulo Passo delegar prerrogativas de investigação, abertura de ações e inquéritos aos procuradores, sem que este poder chegue aos promotores. “Essa não é ainda a solução, mas é uma alternativa que está sendo pensada”, disse Claro.

Uma alteração que traga os dois lados para o meio do caminho também foi confirmada pelo deputado Rinaldo Modesto (PSDB) que disse aguardar posição dos procuradores e espera que haja consenso. “É importante passar para a população que em nenhum momento os deputados querem diminuir o combate à corrupção. É apenas a definição de quem vai investigar e propor os inquéritos”, destaca.

José Carlos Barbosa (DEM) também foi um dos que se mostraram favoráveis a um acordo. Para ele, a mudança no texto é possível para que os dois poderes sejam atendidos e assim cheguem a um consenso e acordo sobre o tema.

Nos siga no Google Notícias