ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Política

Deputados pedem investigação sobre cotas de passagens

Redação | 24/04/2009 09:32

Cinco deputados pediram investigação nas suas cotas de passagens aéreas. Isso porque haveria registro de pessoas desconhecidas como beneficiários dos bilhetes. A Casa trabalha com a suspeita de que haveria um esquema de venda de parte da cota de passagens para agências de viagens.

Segundo matéria publicada na imprensa, funcionários de gabinetes teriam esquema com agências de viagens. As passagens seriam repassadas às agências, que depois seriam vendidas a consumidores comuns. O deputado, no entanto, ficaria com crédito na própria agência. A prática contraria o Regimento Interno da Casa.

Desconfiados de que teriam sido envolvidos nesse esquema, os deputados Nazareno Fonteles (PT-PI), Otávio Leite (PSDB-RJ), Vieira da Cunha (PDT-RS), Nelson Marquezelli (PTB-SP) e João Carlos Bacelar (PR-BA) pediram que a Casa investigue o caso.

Essa investigação será incluída ma sindicância aberta pela Câmara para apurar irregularidades com o uso de créditos de passagens aéreas pelas agências de viagens.

A sindicância foi instalada depois que o nome do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, apareceu na lista de cota de passagens de um deputado. O ministro, no entanto, comprovou que comprou a passagem numa agência de viagens e o pagamento foi dividido em cinco vezes no próprio cartão de crédito.

A Câmara ainda precisa votar o projeto de resolução que estabelece as novas regras para o uso de passagens. No início da próxima semana, deverá fazer uma reunião de líderes para definir o texto da proposta. A idéia é permitir que apenas os deputados e assessores no exercício da função possam viajar. O texto poderá ser emendado em plenário, já que muitos deputados reclamam que, com as novas regras, não poderão levar suas esposas nas viagens.

Descoberta - Outro escândalo, o de uso real de passagens revelou abuso no Congresso. Políticos usaram dinheiro que deveria ser para trabalho parlamentar em passeios, que tinham Miami como um dos destinos preferidos.

Durante as investigações, o deputado sul-matogrossense Dagoberto Nogueira foi apontado como o recordista em uso de passagens ao exterior.

Segundo o site Congresso em Foco, ele, que está em seu primeiro mandato, computou gastos com viagens pela Europa, Estados Unidos e América do Sul. De janeiro de 2007 a outubro de 2008 ele usou a cota para fazer 40 viagens internacionais, algumas acompanhadas pela família. Dagoberto esteve em cidades como Paris, Milão, Miami, Nova York e Buenos Aires.

O segundo da bancada de MS no ranking é Waldir Neves, do PSDB, com 14 passagens internacionais.(Informações da Agência Brasil)

Nos siga no Google Notícias