ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Política

Deputados querem conclusão de CPI da JBS e pedido de ressarcimento

Paulo Nonato de Souza e Leonardo Rocha | 12/09/2017 11:15
O presidente da CPI da JBS, deputado Paulo Correa, é voz discordante; ele defende a continuidade das investigações (Foto: Leonardo Rocha)
O presidente da CPI da JBS, deputado Paulo Correa, é voz discordante; ele defende a continuidade das investigações (Foto: Leonardo Rocha)

Com a prisão dos executivos da JBS, Joesley Batista e Ricardo Saud, na semana passada, alguns parlamentares membros da CPI da JBS na Assembléia Legislativa sugeriram nesta terça-feira, 12, a conclusão das investigações e a redação do relatório final para provocar o Governo de Mato Grosso do Sul a pedir na Justiça a devolução dos recursos que a empresa conseguiu por meio de incentivo fiscal.

Os deputados membros da CPI, criada para investigar eventuais irregularidades na concessão de benefícios fiscais, avaliam que o montante a ser devolvido pela JBS aos cofres públicos em Mato Grosso do Sul possa ser da ordem de R$ 500 milhões até R$ 1 bilhão, considerando multa e correção monetária.

“A CPI tem que tomar uma decisão rápida. Não adianta mais fazer reuniões, inspecionar unidades, tem que já fazer o relatório e provocar o governo estadual a requisitar esse dinheiro na Justiça”, disse o deputado Paulo Siuff (PMDB).

O deputado Pedro Kemp (PT) tem a mesma posição. “Penso que a CPI tem que acelerar o processo. Entende que as coisas estão bem adiantadas lá em Brasília, inclusive com os donos da JBS presos, então temos que acelerar o processo”, comentou ele.

Eduardo Rocha (PMDB) defende que os trabalhos da CPI sejam concluídos com as visitas programadas para amanhã às unidades da JBS em Naviraí e Nova Andradina. “Depois dessas visitas o ideal é partir para o relatório final e pedir o dinheiro de volta na Justiça”, ressaltou.

Voz discordante - Já o presidente da CPI, Paulo Correa (PR), defende que o calendário da CPI seja mantido com visitas às unidades, incluindo a fase de depoimentos de pessoas citadas na delação da JBS e dos executivos da empresa.

Paulo Correa admite até a possibilidade das investigações em Mato Grosso do Sul serem incorporadas à CPI nacional da JBS, em vias de ser criada no Congresso com o deputado federal Carlos Marum (PMDB/MS) na relatoria.

“Temos as duas visitas de amanhã e outra na próxima semana à uma unidade da JBS em Coxim. Depois disso podemos fazer um relatório parcial, não final, e dando a possibilidade do governo tomar suas providencias”, afirmou Paulo Correa.

Sobre o fato de os donos da JBS já estarem na prisão, o deputado disse que a CPI da Assembléia Legislativa poderia colher os depoimentos dos empresários na penitenciária da Papuda, em Brasília. “Poderemos fazer isso também por videoconferência”, ressaltou.

Nos siga no Google Notícias