ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Política

Marun disputa relatoria de CPI da JBS com outros dois parlamentares

Iolando Lourenço e Heloisa Cristaldo, da Agência Brasil | 11/09/2017 18:21

O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da JBS, senador Ataídes (PSDB-TO), disse hoje (11) que definirá, até as 22h, quem será o relator da comissão. Disputam o cargo os deputados Carlos Marun (PMDB-MS), delegado Francischini (SD-PR) e Hugo Leal (PSB-RJ). Pela regra da proporcionalidade, a relatoria seria ocupada pelo PMDB. No entanto, Ataídes informou que está conversando com as lideranças partidárias para definir quem ficará com a relatoria.

A CPMI tem reunião marcada para amanhã (12), às 10h, quando será anunciado o nome do relator e também deverão ser votados alguns dos requerimentos de convocação de pessoas para prestarem depoimentos. O senador Ataídes informou que vai colocar em votação requerimentos de sua autoria convocando para depor os empresários Joesley e Wesley Batista, donos da empresa JBS e também o executivo Ricardo Saud.

O senador também disse que vai colocar em votação requerimento de convite para que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, preste esclarecimentos sobre os termos da delação premiada celebrado com o Ministério Público Federal (MPF). Também já estão na comissão, aguardando apreciação, requerimentos para ouvir o ex-procurador do Ministério Público Marcelo Miller e o ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES) Luciano Coutinho, entre outros.

Dentre os aspectos destacados por Ataídes para as investigações, estão os termos da delação dos irmãos Batista, a compra de ações e dólares na véspera da divulgação do acordo de delação e os lucros que tiveram na compra de moedas estrangeiras. De acordo com o presidente da comissão, a CPMI vai trabalhar em parceria com a CPI do BNDES e também com a operação Lava Jato. O senador está trabalhando para que um delegado da Polícia Federal, que tenha atuado na Lava Jato, atue junto à CPMI.

Instalada no dia 5 deste mês pelo Congresso Nacional, a CPMI vai investigar irregularidades envolvendo a empresa JBS e a holding J&F em operações com o BNDES.

Nos siga no Google Notícias