ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Política

Comissão da Assembleia apresenta relatório com 20 sugestões para a Santa Casa

Fabiano Arruda | 06/07/2011 17:13

Entre as recomendações, grupo de parlamentares pedem que Estado assuma dívida do hospital com a Enersul

Grupo enumera 20 pontos em relatório como sugestões para recuperar o hospital. (Foto: Divulgação)
Grupo enumera 20 pontos em relatório como sugestões para recuperar o hospital. (Foto: Divulgação)

Pouco mais de três meses após acompanhar de perto a situação da Santa Casa de Campo Grande, a Comissão de Saúde e Seguridade Social da Assembleia Legislativa apresentou nesta quarta-feira relatório sobre os trabalhos.

O relatório apresenta 20 sugestões para solucionar as cenas vistas no hospital. A maior parte delas já se encaixa no plano de recuperação da Santa Casa, apresentado no mês passado, como, novo modelo de gestão, no entanto, sugere a inclusão da ABCG (Associação Beneficente de Campo Grande) na administração.

Como uma das soluções, a comissão recomenda que o Estado assuma a dívida “gigantesca” da Santa Casa com a Enersul e conceda incentivos fiscais para empresas que fizerem doações regulares para o hospital.

Os parlamentares também pedem revisão ou cancelamento do contrato da SPDM (Sociedade Paulista pra o Desenvolvimento da Medicina), “pressupondo-se que com os recursos pagos mensalmente para esta empresa é possível a contratação de vários profissionais da área de gestão de saúde” para fazer o mesmo trabalho.

Outros conselhos apontam para a elaboração de um consórcio entre os municípios com participação financeira no hospital; reivindicação do seguro Dpvat para custos de acidentes de trânsito; reuniões periódicas, controle financeiro, de compras, estoque; parceria com empresas fornecedoras de orteses e próteses e materiais especiais; desvinculação de marcas ou fabricantes para compra de medicamentos e materiais; reestruturação do quatro de funcionários e auditoria analítica de contas médicas.

Além disso, o grupo pede a instrução de uma equipe própria de manutenção preventiva de equipamentos de UTIs e CTIs para garantir o funcionamento contínuo dos aparelhos e desvinculação da “burocracia de orçamentos, pesquisas de preços e autorizações”.

Outros pontos do relatório recomendam ainda a aquisição de alimentos por meio da Conab para prática de custos mais baixos; rígido controle de fornecimento e alimentos para evitar desperdícios em refeições.

Histórico - Em boa parte do relatório, a comissão, presidida pelo deputado estadual Lauro Davi (PSB) e composta ainda por Mara Caseiro (PTdoB) e Dione Hashioka (PSDB), traça análise histórica do maior hospital de Mato Grosso do Sul e elenca fatos que culminaram na situação atual, mais precisamente, desde a divisão do Estado.

Um dos trechos afirma que, embora a situação seja precária na unidade do Estado, o cenário da saúde pública não é diferente em todo País “senão mais graves”.

Relatório recomenda que manutenção de aparelhos seja feita por equipe própria da Santa Casa. (Foto: João Garrigó)
Relatório recomenda que manutenção de aparelhos seja feita por equipe própria da Santa Casa. (Foto: João Garrigó)

Outro ponto destacado é que a Santa Casa acabou, ao longo do tempo, absorvendo a maioria dos pacientes do interior por conta de hospitais que não tiveram condições de atender a população das macrorregiões, sobretudo, das unidades que funcionaram sem eficiência nos municípios de Coxim, Paranaíba, Três Lagoas, Nova Andradina, Naviraí, Ponta Porã, Jardim, Corumbá, Aquidauana e Dourados, o que acabou por “estrangular” o atendimento no hospital, formando efeito “bomba relógio”, cita o relatório.

A segunda maior cidade do Estado, argumenta a comissão, esteve “submetida ao maior escândalo nacional de corrupção na saúde pública, não podendo ser considerado no contesto de assistência à saúde em MS”.

“Queremos ressaltar que os últimos episódios, envolvendo a corrupção política em Dourados tiveram como foco, e principal fonte, a área da saúde”, cita outro trecho.

Além disso, o material também narra todo o processo desde a decisão pela intervenção em 2005 e mostra posição contrária a presença da junta. “É sabido que a Santa Casa é uma associação beneficente, ou seja, ABCG é uma associação filantrópica, mantenedora do hospital Santa Casa, que atende ao SUS, através da contratualização, e não é mantida pelo SUS, e, sim, é paga pelos serviços prestados e que cabe aos seus sócios os destinos, gestão, transformação ou outro caminho a ela, através de assembleias gerais e não ao poder judiciário ou à junta interventora determinar mudanças na sua estrutura jurídica”, diz parte do relatório, que ainda aponta que a responsabilidade do Estado e do Município de Campo Grande não foram cumpridas.

Comissão também pede revisão ou cancelamento de contrato com a SPDM. (Foto: Arquivo)
Comissão também pede revisão ou cancelamento de contrato com a SPDM. (Foto: Arquivo)

Colapso financeiro - Sobre a situação financeira da Santa Casa, a comissão considera que os “recursos necessários não foram repassados”, que os gestores não foram capazes de administrar adequadamente e que a junta interventora “operou milagres mantendo o hospital com as portas abertas até hoje”.

Além disso, o grupo ainda divulgou que ações “com embargos, impugnações, cumprimento e agravo têm o valor de R$ 2.622.430,80 (dois bilhões seiscentos e vinte e dois milhões quatrocentos e trinta mil e oitenta centavos), o que deixa a instituição em condição “impossível” para superar a crise econômica.

No entanto, em relação às terceirizações, o relatório diz que os oito contratos foram feitos dentro de parâmetros do comércio e serviços no Estado.

Médicos - Sobre a atuação dos médicos na Santa Casa, o material traz comunicado do CRM (Conselho Regional de Medicina) que relata, ao grupo de parlamentares, no dia 7 de abril, a gravidade da situação no hospital, que o “desempenho ético da medicina não pode ser colocado em prática pelos médicos do corpo clínico” e que “é urgente e precisa ser feito o aumento de recursos públicos para a Santa Casa e deverão ser fiscalizados quanto a sua correta aplicação”.

Com números que mostram a deficiência do funcionamento do hospital, o relatório volta a elogiar o atendimento da Santa Casa e revela dados de atendimento do hospital no primeiro trimestre deste ano. Foram 54,5 mil atendimentos, o que representa 606 por dia. O universo de internações representa 80% do número. As internações foram 178,6 mil no período, quase 2 mil exames por dia.

Nos siga no Google Notícias