ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Política

Deputados tentam reverter vetos com aval do governo estadual

Parlamentares estão buscando reverter os vetos em reuniões com o jurídico do governo, para ter o aval o aval do executivo estadual

Leonardo Rocha | 30/04/2018 09:15
Deputados Paulo Siufi (MDB), Amarildo Cruz (PT) e George Takimoto (MDB), durante sessão (Foto: Luciana Nassar/ALMS)
Deputados Paulo Siufi (MDB), Amarildo Cruz (PT) e George Takimoto (MDB), durante sessão (Foto: Luciana Nassar/ALMS)

Os deputados resolveram negociar diretamente com o executivo estadual, inclusive junto a assessoria jurídica, para tentar reverter os vetos aos seus projetos, com o aval do governador Reinaldo Azambuja (PSDB). A estratégia já funcionou duas vezes neste ano.

No ano passado os deputados usavam a tribuna para reclamar dos vetos, inclusive pedindo uma reunião geral com o governo, para discutir as questões e evitar o que eles chamavam de “desgaste”, por ter um projeto aprovado e depois vetado. A situação não teve evolução e os vetos continuaram a chegar.

Depois os deputados tentaram convencer os próprios colegas para “derrubarem” os vetos por conta própria, mas a base aliada do governo se mostrou "fiel" e continuou mantendo as decisões da gestão tucana. O próprio governador explicou que eram posições técnicas e não políticas e que só ocorriam quando tinha “vício de competência” ou traziam “despesas” ao executivo.

Negociação - Foi quando os deputados começaram a negociar de forma individual com o governo, fazendo reuniões com a assessoria jurídica, para expor os argumentos e conseguir o “aval” para derrubar os vetos. A situação deu certo e dois projetos que seriam arquivados, se tornaram lei no mês passado.

O primeiro foi o de Lídio Lopes (PEN) que obriga os hospitais públicos e privados a ter um dentista integrando a equipe das UTIs (Unidades de Terapias Intensivas). Quem intercedeu neste caso, foi Mara Caseiro (PSDB), que é dentista e entendeu a necessidade da medida. Ela conseguiu o aval do governador.

O segundo (caso) foi o projeto de Paulo Siufi (MDB) que obriga as farmácias de todo Estado a disponibilizar recipientes especiais para descarte de embalagens de medicamentos ou remédios vencidos. O parlamentar explicou os motivos e teve aval do jurídico.

O emedebista inclusive tenta negociar um novo veto com o governo, que é a inclusão dos feirantes e comerciantes populares no grupo que recebe vacinação gratuita, na rede pública de saúde. A votação seria na semana passada, mas como não houve quórum, o deputado vai tentar um acordo para tentar derrubá-lo (veto), com o apoio da base aliada.

Nos siga no Google Notícias