ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Política

Deputados votam pacote de projetos uma semana depois do recesso

Projetos tratam de direito do consumidor, defesa de vítimas de violência e conselho de cultura

Leonardo Rocha | 07/08/2019 09:32
Deputados vão votar projetos na sessão desta quarta-feira (Foto: Luciana Nassar/ALMS)
Deputados vão votar projetos na sessão desta quarta-feira (Foto: Luciana Nassar/ALMS)

Os deputados irão votar nesta quarta-feira (07), na Assembleia, um pacote de nove projetos, uma semana após voltarem do recesso parlamentar. Entre os temas está o direito do consumidor, defesa das mulheres, um programa estadual de doação de sangue, assim como mudanças no conselho estadual de Cultura.

Esta será a terceira sessão deste segundo semestre, onde os deputados estão priorizando os projetos que já estavam pautados desde o começo do ano. Entre eles a proposta de Cabo Almi (PT), que obriga a divulgação nas notas fiscais, de quais são os valores pagos naquele produto, em relação a tributos federais e estaduais.

“Essa proposição visa propiciar aos consumidores as informações sobre os impostos estaduais embutidos nos preços finais dos produtos, já que atualmente é divulgado apenas os tributos federais”, alega o petista.

O segundo projeto trata da proibição de cobrança aos consumidores, de taxa ou multa pelo cancelamento de planos de celulares, quando houve furto ou roubo do aparelho. “Queremos coibir o comportamento abusivo por parte das concessionárias de telefonia móvel”, explica o autor, o deputado Felipe Orro (PSDB).

Prioridade – Está na pauta o projeto de Lucas de Lima (SD) que cria o programa “Ronda Maria da Penha”, que prevê atendimento prioritário para mulheres que estão novamente sofrendo violência doméstica, com telefone exclusivo para fazer a denúncia, assim como uma ronda ostensiva da polícia nos locais de maior incidência destes crimes.

Do mesmo autor, os deputados também vão votar a criação do programa estadual de conscientização de “doação de sangue”. A intenção é que o governo estadual promova campanhas publicitárias e faça até uma “coleta itinerante”, seguindo para diferentes locais para conseguir estas doações.

Ainda tem o projeto do governo estadual que reduz de 30 para 16 o número de integrantes do Conselho Estadual de Políticas Culturais. A justificativa é que é preciso fazer esta redução (participantes), para que haja condições financeiras de continuar com a atuação do Conselho. Os projetos serão avaliados em primeira votação.

Nos siga no Google Notícias