ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 32º

Política

Dinheiro para combater queimada na Amazônia reforma prédios do Exército em MS

Valor saiu da conta de Operação criada para combater a devastação no bioma

Marta Ferreira | 08/10/2020 17:07
A reforma do 47o Batalhão de Infantaria em Coxim custou mais de 600 mil reais. (Foto: Divulgação)
A reforma do 47o Batalhão de Infantaria em Coxim custou mais de 600 mil reais. (Foto: Divulgação)

Dinheiro da Operação “Verde Brasil 2”, criada para combater a devastação da Amazônia, foi usado pelas Forças Armadas para reforma de prédios, incluindo unidades de Mato Grosso do Sul. Em Coxim, na região norte, foram gastos mais de R$ 2,1 milhões em obras com recurso  da iniciativa para preservar o bioma amazônico.

A informação está em reportagem da revista Piauí, que apontou uso de dinheiro da “Verde Brasil 2" também reformas de unidades no Rio de Janeiro, ao custo de R$ 22 milhões.

Segundo a reportagem assinada pela jornalista Marta Salomon, a análise dos gastos registrados pelo Tesouro Nacional mostra que a reforma do 47º Batalhão de Infantaria em Coxim custou mais de 600 mil reais em gastos já empenhados.

Foi feito, conforme descrito, a revisão geral dos telhados do batalhão de Coxim (MS),  por empresa contratada no interior de São Paulo.

O serviço não tem nada a ver com o combate ao desmatamento, e quem pode falar é o Batalhão”, disse à Piauí, por telefone, a responsável pelas licitações da empresa, a KJ Indústria e Comércio de Embalagens Ltda.

O que foi feito - Troca de portas e esquadrias de madeira, vidro e alumínio consumiram mais 545 mil reais. A especificação das obras encontradas pela revista mostra que as portas de madeira deveriam ser “padrão mogno”, árvore cuja comercialização alimentou a devastação da Amazônia e, por isso, foi proibida, ou curupixá.

Ainda de acordo com documentos lançados no Siafi (Sistema Integrado de Administração Financeira) havia exigência da cor vermelha e “tinta premium” para a pintura.

Imagem de comemoração dos 24 anos da Intendência da Marinha em Ladário. (Foto: Divulgação)
Imagem de comemoração dos 24 anos da Intendência da Marinha em Ladário. (Foto: Divulgação)

Está prevista ainda na reforma a troca dos pisos – por porcelanato – e do revestimento de paredes. Até 24 de setembro, o 47º Batalhão havia registrado despesas de 2,1 milhões de reais na conta da Verde Brasil 2, considerando os valores totais, sem o que já foi empenhado também.

Consta na reportagem que o 47º Batalhão de Infantaria informou que participou da operação com o deslocamento para Juara de 141 militares durante a primeira fase do projeto, que durou um mês, até 26 de junho.

 Em outubro, as instalações em Coxim abrigaram, por período de um a três dias, 460 militares durante a operação.

 Os recursos advindos dessa Operação estão proporcionando uma revitalização de todo o patrimônio público sob a responsabilidade desse batalhão, particularmente nos seus bens imóveis que possuem 45 anos de existência. Essas manutenções já foram iniciadas com perspectivas de término a partir de 31 de dezembro de 2020”, explica a unidade militar no texto.

O Centro de Intendência da Marinha em Ladário, a 419 de Campo Grande, no Pantanal, que sofre com de devastação provocada pelo fogo, também houve uso de dinheiro para compra de material de pintura. Em junho, segundo a reportagem foram adquiridos seiscentos galões de tinta, nas cores branco gelo e neve, para as instalações.

Questionado pela publicação sobre a mudança de destinação de verbas, o Ministério da Defesa respondeu nem apresentou um planejamento dos gastos com a operação "Verde Brasil 2."

Nos siga no Google Notícias