Direção do PP mantém candidatura de Bernal e vai recorrer da decisão

O candidato ao governo estadual Evander Vendramini (PP) afirmou que o partido decidiu manter a candidatura do ex-prefeito Alcides Bernal (PP) ao Senado e vai recorrer da decisão do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), que indeferiu seu registro de candidatura.
"Nós vamos recorrer até a última instância desta decisão do Tribunal da qual não concordamos, a campanha do Bernal vai continuar da mesma forma, assim como foi planejada anteriormente, iremos seguir em frente", ressaltou ele.
- Leia Também
- Justiça Eleitoral barra candidatura ao Senado de Alcides Bernal
- PF reforça a segurança no julgamento que define candidatura de Bernal
Evander já havia afirmado que iria fazer uma campanha "conjunta" com Bernal, participando de eventos, caminhadas e visitas juntos pelo Estado. "Estamos confiantes na posição da justiça, não iremos voltar atrás desta decisão", apontou.
A Justiça Eleitoral impugnou, ontem (31), em sessão do pleno do TRE-MS, a candidatura do ex-prefeito de Campo Grande, após três pedidos de impugnação do registro relacionado a cassação do mandato de Bernal, em março deste ano, pela Câmara Municipal da Capital.
Entre as questões levantadas pela PRE (Procuradoria Regional Eleitoral), está o fato de Bernal ter assumido a prefeitura, mesmo que de forma provisória, em meados de maio após decisão judicial, descumprindo assim o prazo estabelecido em lei de seis meses anterior a data do pleito eleitoral, que será realizado no dia 5 de outubro.
O juiz federal Heraldo Garcia Vitta, relator do processo, afirmou que seria um "contrassenso" autorizar a candidatura ao Senado de um ex-prefeito que teve seu mandato cassado por infrações política-administrativa.
A defesa de Bernal tem dois após o julgamento para tentar reverter a decisão no próprio Tribunal, para depois recorrer a instância superior, no caso o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).