ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, TERÇA  07    CAMPO GRANDE 29º

Política

Discussão prematura sobre eleições 2010 irrita Delcídio

Redação | 23/04/2009 14:44

O senador Delcídio do Amaral (PT-MS) se mostrou irritado com o fato de lideranças de seu partido estarem antecipando as discussões sobre as eleições de 2010 e o PED (Processo de Eleições Diretas), que acontece em novembro.

Em seu blog pessoal (http://twitter.com/delcidio), Delcídio deixou hoje o seguinte recado: "Em vez de discutir política partidária no Encontro de Prefeitos do PT, querem discutir quem vai dirigir o partido. Isso é atropelar os fatos".

O encontro, a que o senador se refere, acontece amanhã, e tem por objetivo, além de instalar fórum de prefeitos e vices do PT, discutir os efeitos da crise nos municípios de Mato Grosso do Sul.

Entretanto, como o clima não anda dos melhores dentro do Partido dos Trabalhadores, as discussões começaram a se inclinar para o processo de eleições internas da sigla, disputado diretamente entre os grupos políticos do senador e do ex-governador Zeca do PT.

Inicialmente, Zeca afirmava que só seria candidato ao governo em 2010 se pudesse conduzir o processo de formação de alianças como presidente regional do PT.

Entretanto, em recente encontro com Delcídio, em Brasília, os dois teriam conversado sobre a possibilidade de encontrar um nome de consenso, com o claro objetivo de não criar maiores prejuízos ao PT, já fragilizado com os desentendimentos constantes entre seus dois principais líderes.

O senador, pelo menos por enquanto, defende que o deputado estadual Amarildo Cruz permaneça controlando o partido. Por outro lado, Zeca afirma que não seria bom "democraticamente" para o PT ter como presidente alguém com mandato. Segundo o ex-governador, dirigente poderia tirar proveito próprio da situação, em detrimento de outros companheiros e correntes da legenda.

Segundo o deputado estadual Paulo Duarte, integrante do grupo de Zeca, o que é consenso, até o momento, é que seria muito saudável politicamente para o PT encontrar um nome de consenso para o PED. De acordo com o parlamentar, tanto Zeca quanto Delcídio concordam com este princípio.

Nos siga no Google Notícias