A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

08/10/2009 11:00

Duarte pede fiscalização do Ibama na Chácara dos Poderes

Redação

O deputado estadual Paulo Duarte (PT) encaminhou hoje indicação ao superintendente estadual do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis), David Lourenço, pedindo fiscalização na região do Parque dos Poderes, principalmente na área do entorno do Parque Estadual do Prosa.

Ontem o Campo Grande News divulgou que desde agosto o Ministério Público Estadual apura responsabilidades na degradação do Córrego Pedregulho, através de 15 inquéritos civis.

Duarte ressaltou no requerimento que a região tem recebido vários empreendimentos potencialmente degradadores do meio ambiente e que é cogitada a construção de uma unidade da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul na região.

"Esses empreendimentos poderão causar grande impacto ambiental, tendo em vista que, num primeiro momento, há o desmatamento da área e a realização de obras de engenharia; num segundo momento, haverá a ocupação dos imóveis por seus novos moradores, usuários, estudantes e trabalhadores, aumentando consideravelmente o fluxo de veículos, a emissão de gases poluentes, a produção de resíduos sólidos e a demanda por serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário", sustentou o parlamentar na indicação.

Ele lembrou que no núcleo do Parque dos Poderes há uma Unidade de Conservação, que é o Parque Estadual do Prosa, criado pela Lei nº 3.550, de 28 de julho de 2008, com o objetivo de preservar o ecossistema do Cerrado. "Portanto, os mencionados empreendimentos estão sendo instalados na Zona de Amortecimento do Parque Estadual do Prosa, o que fere, em tese, a norma contida no art. 25 da Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza", justifica.

Assembleia recebe prestação de contas e fará limpeza de pauta antes do recesso
A última semana de trabalho do Poder Legislativo de Mato Grosso do Sul em 2017 será aberta com a audiência pública para prestação de contas do govern...
Assembleia vota prorrogação de adesão a fundo que regula incentivos fiscais
A prorrogação até 30 de dezembro do prazo para que empresas beneficiadas com incentivos fiscais concedidos pelo governo do Estado se inscrevam no Fad...
Governo do Estado investe R$ 9,2 milhões em infraestrutura em Caracol
Caracol vai receber mais de R$ 2,8 milhões em obras a serem executadas pelo Governo do Estado em parceria com a prefeitura e deputados federais e est...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions