ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Política

Eleições na Bolívia correm em clima "de paz", diz OEA

Redação | 04/04/2010 16:06

Para o chefe da missão de observadores da OEA (Organização dos Estados Americanos), o panamenho Arístides Royo, o clima hoje é "de paz" nas eleições bolivianas.

Cinco milhões de bolivianos elegem 2.504 autoridades, incluindo nove governadores, 337 prefeitos e 267 legisladores departamentais.

A eleição é considerada vital para o presidente Evo Morales, pois definirá o mapa do poder regional em eleições para governadores. Evo quer a hegemonia dos nove departamentos (estados) do país.

Para o observador, as anomalias registradas até o momento "foram mínimas", conforme a Folha Online.

Apesar da tranquilidade, fronteiras da Bolívia foram fechadas causando irritação ao governo. No departamento de Tarija, os bolivianos que vivem na Argentina foram impedidos de votar nas eleições regionais e municipais de hoje por causa dos bloqueios.

O ministro de Governo (Interior) boliviano, Sacha Llorenti, disse que a atitude "é absolutamente inconstitucional e ilegal" e viola os direitos fundamentais dos bolivianos que vivem em cidades argentinas fronteiriças e que estão "legalmente habilitados" para votar.

Na fronteira com Corumbá (426 km de Campo Grande), os acessos às cidades de Puerto Quijarro e Puerto Suarez também foram fechados. Veículos não puderam entrar ou sair daquele país.

Nos siga no Google Notícias