ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Política

Em 1º discurso, Bolsonaro pede apoio ao Congresso para aprovar reformas

Ângela Kempfer | 01/01/2019 14:40
Jair Bolsonaro durante hino nacional. (Foto: Agência Brasil)
Jair Bolsonaro durante hino nacional. (Foto: Agência Brasil)

Sob gritos de “mito”, o presidente recém-empossado, Jair Bolsonaro, iniciou por volta de 14h20 o primeiro discurso como presidente do Brasil. De saída avisou: “é curtinho”. E realmente foi breve, falou por cerca de 9 minutos.

Depois de cumprimentar autoridades, começou lembrando do atentado sofrido durante a campanha. “Primeiro quero agradecer a Deus por estar vivo”, disse. Em seguida, elogiou a equipe médica que o atendeu em Minas Gerais e definiu a recuperação como um “verdadeiro milagre”.

O presidente lembrou por várias vezes da campanha eleitoral, principalmente, do momento em que foi esfaqueado, o que alegou ser ato de “inimigos da Pátria”.

Na casa onde atuou nos últimos 28 anos, Bolsonaro comentou estar “emocionado”. Falou em restaurar e reerguer “nossa Pátria” e repetiu o que o coloca como maior líder hoje da ala conservadora que ganhou força no País.

Bolsonaro garantiu que vai acabar com “irresponsabilidades econômica e a submissão ideológica...Vamos unir o povo, valorizar a família...Combater ideologia de gênero”, reforçou.

O presidente não abriu mão do teor religioso que pautou sua campanha. "Temos uma oportunidade única de resgatar o nosso país e a esperança de nossos compatriotas. Se tivermos a sabedoria de ouvir a voz do povo, teremos êxito em nossos objetivos. Vamos unir o povo, valorizar as famílias e nossas tradições judaico-cristãs. O Brasil voltará a ser um país livre de amarras ideológicas".

Mesmo assim, afirmou ter compromisso de construir uma sociedade sem discriminação ou divisão.

O presidente falou em "pacto nacional entre a sociedade, os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, na busca de novos caminho para o novo Brasil". Apelou ao Congresso por apoio para aprovar reformas. Citou, inclusive, o direito do cidadão à legítima defesa.  "O cidadão de bem merece se defender", pontuou sobre decreto que pretende publicar flexibilizando a posse de arma.

Também lembrou que o momento é difícil. "Hoje, começamos um trabalho árduo para que o Brasil inicie um novo capítulo de sua história, quando o Brasil será visto como um país forte e pujante".

Para avançar, garantiu ter montado a equipe de forma técnica," sem viés político, que tornou o Estado ineficiente e corrupto. Realizaremos reformas estruturantes, que serão essenciais para a saúde financeira e sustentabilidade das contas públicas. Precisamos criar um círculo virtuosos e abrir nossos mercados para o comércio internacional".

Bolsonaro terminou o discurso com o lema de campanha: “Brasil acima de tudo e Deus acima de todos”.

Jair Bolsonaro conquistou 57,8 milhões de votos no segundo turno das eleições de 2018.

Nos siga no Google Notícias