ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Política

Em ano eleitoral, restrição de envio de recursos prejudica municípios

Prefeitos participaram de evento do TCE para tirar dúvidas sobre prestação de contas

Mayara Bueno e Leonardo Rocha | 23/04/2018 12:29
Prefeito de Nova Andradina, Gilberto Garci (PR). (Foto: Marina Pacheco).
Prefeito de Nova Andradina, Gilberto Garci (PR). (Foto: Marina Pacheco).
Paulo Tucura, prefeito de Ribas do Rio Pardo.(Foto: Marina Pacheco).
Paulo Tucura, prefeito de Ribas do Rio Pardo.(Foto: Marina Pacheco).

A restrição de envio de repasses por parte dos governos estadual e federal prejudica os municípios e é o principal problema durante ano eleitoral, avaliam prefeitos de cidades de Mato Grosso do Sul. Nesta segunda-feira (dia 23), chefes dos Executivos municipais participam de evento do TCE (Tribunal de Contas Estadual).

"Os recursos ficam travados", afirma o prefeito de Jardim, Guilherme Alves Monteiro (PSDB). Conforme a legislação eleitoral, impede transferências de verbas aos municípios e estados nos seis meses que antecedem a eleição.

Para ele, cabe aos prefeitos se organizarem para tentar agilizar a liberação de verbas. Apesar da restrição, as contas da cidade estão satisfatórias, aguardando apenas a melhora na economia, tanto a nível estadual quanto federal.

"Atrapalha [restrições eleitorais]. Principalmente os que estão em segundo ano de mandato", afirma o prefeito de Chapadão do Sul, João Carlos Krug (PSDB). Para ele, os recursos estadual e federal são importantes para a finança local.

Prefeito de Chapadão, João Carlos Krug. (Foto: Marina Pacheco).
Prefeito de Chapadão, João Carlos Krug. (Foto: Marina Pacheco).
Guilherme Monteiro, prefeito de Jardim. (Foto: Marina Pacheco).
Guilherme Monteiro, prefeito de Jardim. (Foto: Marina Pacheco).

Em seu município, o chefe do Executivo trabalha no controle de gastos para tentar fazer com que sobre dinheiro para investimentos.

O prefeito de Nova Andradina, Gilberto Garci (PR), aponta a questão de os pleitos eleitorais ocorrerem de dois em dois anos, o que, em sua visão, atrapalha o País inteiro. "Perde-se muito tempo falando em campanha e atrapalha as gestões".

Na cidade que comanda, a receita está estabilizada, afirma. Contudo, o que entra em dinheiro não acompanha o aumento das despesas. Por isso, o município estuda fazer ajustes e cortes.

Já em Ribas do Rio Pardo, o prefeito Paulo Tucura (MDB), diz que o município teve uma queda significativa de receita e que não há sobra de recursos para investir. Em ano eleitoral, a situação pode ficar ainda pior, já que não tem como receber recursos adicionais.

Carlos Alberto Pellegrini, prefeito de Tacuru. (Foto: Marina Pacheco).
Carlos Alberto Pellegrini, prefeito de Tacuru. (Foto: Marina Pacheco).

Carlos Alberto Pelegrini (MDB), chefe do Executivo municipal de Tacuru, lembra que a situação em sua cidade é diferente, já que assumiu em junho de 2017. O vencedor em 2016, Claudio Rocha Barcelos, o Dr. Claudio (PR), teve sua candidatura indeferida por captação ilícita de voto.

Ao Tribunal de Contas, avisou que está com dificuldades nas finanças, já que recebeu um caixa com R$ 4,6 milhões a menos.

Evento - Nesta segunda-feira, prefeitos de diversas cidades de MS participaram do "Tecendo o poder local", no qual os chefes dos Executivos puderam tirar dúvidas sobre prestação de contas.

Nos siga no Google Notícias