ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 28º

Política

Em Brasília, Marquinhos busca recursos para conclusão de obras no Rio Anhanduí

Em reunião com a líder da bancada federal, prefeito pediu a inclusão do projeto no orçamento da União em 2022

Jhefferson Gamarra | 27/10/2021 15:58
Prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, em reuinão com a senadora Simone Tebet (Foto: Divulgação)
Prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, em reuinão com a senadora Simone Tebet (Foto: Divulgação)

O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), está em Brasília, onde cumpre diversas agendas politicas. Entre os compromissos, o chefe do Executivo municipal solicitou à coordenadora da bancada federal de Mato Grosso do Sul, senadora Simone Tebet, recursos e para revitalização e controle de enchentes do Rio Anhandui.

A revitalização às margens do Rio, foi anunciada em 2012 na gestão do ex-prefeito Nelson Trad, que hoje é senador, passando pelas mãos dos sucessores Alcides Bernal e Gilmar Olarte, mas após vários problemas nas licitações nunca foram concluídas.

“Este é um momento decisivo para garantir recursos ano que vem. Contamos com o apoio da bancada para  estas emendas impositivas que têm liberação  de recursos assegurada e não ficam sujeitas a contingenciamento do orçamentário”, destacou o prefeito.

Às margens do Rio Annhaduí estão previstas obras de recomposição e estabilização das com paredes de gabião. Sem as paredes, quando chove muito na cabeceira dos córregos afluentes (Prosa e Segredo), a correnteza aumenta e a água, ao bater no barranco diretamente, derruba o aterro e provoca erosão, colocando em risco as pistas.

Os recursos serão utilizados ainda para implantação de ciclovia e recapeamento das duas pistas da Avenida Ernesto Geisel que margeia o rio. Nesta etapa, a revitalização vai avançar mais 300 metros, da Rua do Aquário até a Rua do Touro, proximidades do Ginásio Guanandizão. Ficarão faltando mais 550 metros para o projeto chegar à Avenida Manoel da Costa Lima.

Obras tiveram inicio em 2012 e até o momento não foram concluídas (Foto: Divulgação/PMCG)
Obras tiveram inicio em 2012 e até o momento não foram concluídas (Foto: Divulgação/PMCG)

No projeto está prevista a construção de uma ciclovia na margem direita da Ernesto Geisel até a ponte da Rua Abolição e na esquerda até a ponte na Rua do Aquário. O projeto contemplará ainda a urbanização e recapeamento das duas pistas da Avenida Ernesto Geisel, numa extensão de 1,6 km, da Rua Santa Adélia até a Rua do Aquário.

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rudi Fiorese, será feita uma nova licitação para obras do trecho  entre as ruas Santa Adélia e do Aquário, uma vez que  os preços dos materiais de construção aumentaram muito durante a pandemia.

A obra no Rio Anhanhduí faz parte de um conjunto de ações para controle de enchentes nos bairros Marcos Roberto, Jockey Clube, Jardim Paulista e Vila Progresso. Até agora, 60% do projeto já foi executado e foram investidos R$ 26 milhões em rede de drenagem e intervenções em afluentes do rio (os córregos Cabaça e o Areias), que despejam suas águas no Anhandui.

Ainda no encontro em Brasília, Marquinho solicitou emendas à bancada federal para pavimentação de 21 quilômetros de ruas, em bairros das regiões urbanas do Anhanduizinho e Bandeira.

Nos siga no Google Notícias