ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 24º

Política

Em decisão, STF diz que Assembleia pode legislar sobre consumidor

Supremo negou ação que tinha a intenção de derrubar uma lei estadual, que tratava sobre defesa do consumidor

Leonardo Rocha | 17/03/2019 13:51
Deputados Zé Teixeira (DEM), Eduardo Rocha (MDB), Herculano Borges (SD) e Renato Câmara (MDB), durante sessão (Foto: Assessoria/ALMS)
Deputados Zé Teixeira (DEM), Eduardo Rocha (MDB), Herculano Borges (SD) e Renato Câmara (MDB), durante sessão (Foto: Assessoria/ALMS)

O STF (Supremo Tribunal Federal) reafirmou em decisão que a Assembleia Legislativa pode legislar sobre assuntos que tratam da defesa do consumidor. A corte negou um recurso da Abradee (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia), que contestava uma lei estadual, que fixa o período para o registro do consumidor no cadastro de inadimplentes.

O pleno do Supremo seguiu a posição da ministra Rosa Weber, que citou que na Constituição Federal, quando se trata de defesa ao consumidor, existe competência concorrente entre União, estados e Distrito Federal. “Razão pela qual não há falar em afronta aos preceitos constitucionais invocados no recurso”, diz a decisão.

Com esta posição, a lei estadual 4.054, que define que o registro do consumidor no cadastro de inadimplentes só pode ser feito após 45 dias, em relação à data de vencimento da dívida. A regra é válida para fornecedores da iniciativa privada do Estado do Mato Grosso do Sul.

A Abradee tinha entrado com uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade), alegando que esta lei era inconstitucional, já que o tema era de competência apenas da União e não do governo estadual e Assembleia.

O assunto já tinha passado pelo TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), que também tinha apresentado parecer a favor da lei estadual. “A decisão do Supremo reafirma as atribuições da Assembleia para legislar concorrentemente sobre as relações de consumo”, disse o secretário de assuntos jurídicos da Assembleia, Luiz Henrique Volpe Camargo.

Deputado João Henrique Catan (PR), durante sessão na Assembleia (Foto: Assessoria/ALMS)
Deputado João Henrique Catan (PR), durante sessão na Assembleia (Foto: Assessoria/ALMS)

Outra posição – Na semana passada, os deputados mantiveram veto sobre o projeto que tratava de direito ao consumidor. No caso, a proposta estabelecia que as empresas só poderiam fazer ligações (telemarketing) de cobranças e vendas de produto, de segunda a sexta-feira, no horário comercial. Com isto este trecho foi arquivado.

O deputado João Henrique Catan (PR) citou justamente esta “concorrência” entre estados e União, para defender a proposta. Entretanto o líder do Governo, José Carlos Barbosa (DEM), alegou que neste caso era diferente, porque prejudicada a “livre iniciativa” das empresas e consumidores. “Algumas pessoas podem preferir receber estas ligações no final de semana”, justificou.

Nos siga no Google Notícias