ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 27º

Política

Em jogada de mestre, Corrêa induz empate para arquivar projeto polêmico

Projeto proibia a retenção ou a apreensão de veículos em decorrência da inadimplência no pagamento do IPVA

Gabriela Couto | 16/06/2021 10:54
Presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Corrêa (PSDB), induziu ao empate com seu voto durante sessão desta quarta-feira (16) (Foto Cyro Clemente)
Presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Corrêa (PSDB), induziu ao empate com seu voto durante sessão desta quarta-feira (16) (Foto Cyro Clemente)

A sessão desta quarta-feira (15) na Assembleia Legislativa foi marcada por uma grande jogada de mestre do presidente da Mesa Diretora, deputado Paulo Corrêa (PSDB). Com o regimento interno em mãos, ele induziu ao empate da votação do projeto para dar seu outro voto de minerva e arquivar a proposta 111/2021, que causou polêmica no Plenário.

Com o posicionamento do presidente do Legislativo, a votação ficou em 12 x 12 e a proposta que proibia a retenção ou a apreensão de veículos em decorrência da inadimplência no pagamento do IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores) foi arquivado.

“O parágrafo terceiro, do artigo 215 diz que o presidente da Mesa Diretora pode induzir ao empate de um projeto votado de forma nominal”, explicou. O autor da matéria, deputado Felipe Orro (PSDB), questionou o presidente sobre a manobra.

“Onde está isso?”, disse Orro sem acreditar. “Vou ler de novo o artigo 215 para o senhor”, respondeu Corrêa. Sem concordar Orro rebateu: “Entendo que vossa excelência não deveria votar na constitucionalidade do projeto”.

Mas com o livro das regras do parlamento em mãos, Corrêa concluiu: “Eu estou seguindo a legalidade, da mesma forma que a líder do governo, Mara Caseiro e o Gerson Claro que é presidente da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) votaram contra, quero votar contra a constitucionalidade”, afirmou.


Outros projetos- Os deputados estaduais aprovaram em redação final a proposta 114/2020, de autoria do deputado José Carlos Barbosa (DEM), que obriga as empresas operadoras de cinema a oferecerem, ao menos uma vez por mês, sessões adaptadas às pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) ou outras deficiências que acarretem hipersensibilidade sensorial em geral. A proposta segue para sanção governamental.

Foram retirados de pauta dois projetos com pedido de vistas: o do Poder Executivo que dispõe sobre o ITCD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos) e do deputado Renan Contar (PSL) que dispõe sobre transparência da administração estadual.

Nos siga no Google Notícias