ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Política

Emenda permite envio de recursos para recuperação de dependentes

Deputados fazem adequação em projeto para repasse a entidades

Leonardo Rocha | 03/06/2016 11:31
Deputados apresentaram emenda para adequar projeto do governo (Foto: Roberto Higa/ALMS)
Deputados apresentaram emenda para adequar projeto do governo (Foto: Roberto Higa/ALMS)

Os deputados apresentaram emenda, para adequar o projeto que repassa 1° de ICMS de bebidas alcoólicas, fumo e cigarros, para entidades que tratam da recuperação de dependentes químicos, de pessoas especiais e idosos, em longa permanência. O recurso agora será destinado para o FIS (Fundo de Investimentos Sociais).

O deputado Junior Mochi (PMDB) explicou que o projeto enviado pelo governo estadual, previa o repasse deste recurso para o Fesa ( Fundo Especial de Saúde) e Feas (Fundo Estadual de Assistência Social), no entanto em ambos os casos, não se permite o envio desta verba para organizações da sociedade civil, apenas e fundo a fundo.

Para não gerar problema jurídico no futuro, dez deputados assinaram este emenda, assim permitindo a celebração destes acordos de cooperação, sendo definido que um terço egue para área da saúde e o restante para assistência social. Este projeto já havia sofrido alteração no ano passado, para cumprir sua finalidade inicial.

O repasse para estas entidades foi sugerido pelos deputados, no ano passado, durante a negociação do ajuste fiscal apresentado pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB). Naquela oportunidade foi pedido o aumento de imposto sobre produtos supérfluos, como bebidas alcoólicas, fumo e cigarros.

Os deputados então solicitaram que 1% do ICMS destes produtos fossem destinados para estas entidades, que realizam um serviço importante ao poder público. O governo acatou a ideia, restando agora apenas a adequação deste repasse, seguindo os critérios legais.

Nos siga no Google Notícias