ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Política

Emenda pode acabar com regra que proíbe Buser em Mato Grosso do Sul

Como o projeto está hoje, o uso desses aplicativos e tecnologias podem ser proibidos

Gabriela Couto | 21/09/2022 12:18
Ação de fiscalização de ônibus da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul. (Foto: Divulgação)
Ação de fiscalização de ônibus da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul. (Foto: Divulgação)

A Comissão de Turismo, Indústria e Comércio da Assembleia Legislativa tem as próximas horas para avaliar duas emendas, uma aditiva ao artigo 21 e outra modificativa ao artigo 41, ao projeto de lei 192/2022 do Poder Executivo que regula o transporte intermunicipal em Mato Grosso do Sul.

Dentre as mudanças está a garantia de liberdade de preços dos serviços, tarifas e fretes, e em ambiente de livre e aberta competição, além do fim do circuito fechado, autorizando o fretamento individual e colaborativo. Isso possibilitaria a continuidade de opções como Buser, onde o passageiro compra passagens por aplicativo.

Como o projeto está hoje, o uso desses aplicativos e tecnologias podem ser proibidos no Estado. Na prática, se a lei for sancionada, significa que as viagens dentro do Estado serão limitadas unicamente às linhas tradicionais ou circuito fechado, que autoriza apenas fretamento de ida e volta com o mesmo ônibus e os mesmos passageiros, como os "bate e volta" de sacoleiros a São Paulo.

A proposta foi aprovada em primeira discussão e votação na Casa de Leis. Apenas um deputado foi contrário a legalidade do texto. A Mesa Diretora, quer votar o mérito até amanhã (22). O rito é o último antes da lei ser publicada e entre em vigor. Atualmente as empresas que prestam o serviço só estão autorizadas a atuar até o dia 31 de outubro deste ano.

O governo estadual sustenta que as regras propostas são a única forma de garantir segurança aos passageiros. Já empresários representantes de aplicativos haverá prejuízo e desemprego com a obrigação de circuito fechado, a limitação de uso de qualquer tipo de aplicativos e software e a proibição de viagens individuais além de 10 km do perímetro urbano que o veículo está registrado.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Eles alegam que, se a lei for sancionada sem as emendas, um turista que desembarcar em qualquer cidade de Mato Grosso do Sul e não tiver condições de alugar um carro para dirigir ao destino final, só poderá fazer o transporte por meio de ônibus registrados e autorizados pela Agems (Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul), em determinado horário, dia fixo e local de saída. A outra alternativa seria o fretamento de um veículo de transporte com o mesmo grupo de pessoas, que fariam o mesmo trajeto de ida e volta, sem qualquer alteração.

“O circuito fechado, como o nome diz, fecha o Estado para novos modelos de negócio, que chegam a baratear os custos do transporte em até 60%. Uma viagem (leito) entre Corumbá e Campo Grande, que custava cerca de R$ 132 através dos novos modelos de fretamento, sai por R$ 250 se feita com as velhas viações - que agora se beneficiariam da nova regra. Uma diferença de quase 90%”, explica o presidente da Abrafrec (Associação Brasileira dos Fretadores Colaborativos), Marcelo Nunes.

O maior embate é contra o artigo 41, que cria o circuito fechado. “O circuito aberto traz inúmeros benefícios. O principal deles é a livre concorrência, que garante espaço para empresas de todos os portes e beneficia o bolso da população do Mato Grosso do Sul”, acrescentou a Buser.

Nos siga no Google Notícias