ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Política

Emenda que restringe ação contra corrupção inclui prefeitos, secretários e juiz

Com aumento de "exclusivos" do procurador-geral de Justiça, investigações serão mais lentas do que no modelo atual, em que as apurações são feitas por promotores

Aline dos Santos e Leonardo Rocha | 26/03/2019 15:41
Assembleia acrescentou emenda polêmica a projeto do Ministério Público que criava cargos.  (Foto: Paulo Francis)
Assembleia acrescentou emenda polêmica a projeto do Ministério Público que criava cargos. (Foto: Paulo Francis)

A emenda da Assembleia Legislativa que concentra no PGJ (Procurador-Geral de Justiça) a abertura de investigações sobre corrupção e improbidade não se restringe aos 24 deputados estaduais e pode tornar as investigações mais lentas do que no modelo atual, em que as apurações são feitas por promotores.

Na lista dos “exclusivos” do procurador-geral de Justiça, Paulo Passos, também vão entrar secretários estaduais, membros do Poder Judiciário, membros de diretoria ou do conselho de administração indireta do Estado (autarquias) e membros do próprio MP/MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul).

“Haverá, sempre na hipótese de aprovação da emenda, o que não se espera, morosidade na apuração de fatos que são tidos como atos de corrupção, uma vez que o procurador-geral de Justiça terá atribuição para presidir e investigar todos os municípios do Estado, sendo impossível estar presente em todos os locais para atuar”, informa a assessoria de imprensa do Ministério Público.

O alerta também parte da ASMP (Associação Sul-Mato-Grossense de Membros do Ministério Público). Segundo o presidente da entidade, Romão Avila Milhan Junior, a procuradoria não tem, atualmente, estrutura para a demanda.

Já nos manifestamos no projeto de lei acerca da inconstitucionalidade da emenda aditiva e acreditamos no diálogo com os deputados”, afirma. Em caso de aprovação, o Ministério Público buscará a declaração de inconstitucionalidade do projeto no STF (Supremo Tribunal Federal).

Aditivo - Quando apresentado na Assembleia Legislativa, o projeto de Lei Complementar 001/2019 tinha objetivos mais modestos: transformar e criar cargos de promotor de Justiça.

Dentro do Poder Legislativo estadual, a proposta original ganhou a Emenda Aditiva 00001, que acrescenta parágrafo único ao artigo 30 da Lei Orgânica do Ministério Público.

O texto acrescentado determina que “é vedado ao procurador-geral de Justiça delegar qualquer de suas atribuições descritas neste artigo, sendo inválida e ineficaz qualquer iniciativa de procurador de Justiça ou promotor de Justiça que usurpe das competências exclusivas do procurador-geral Justiça”.

Conforme os deputados, a emenda apenas organiza e define quem tem a atribuição de conduzir ações públicas e inquéritos contra os parlamentares, que segundo eles, é uma prerrogativa do procurador-geral e não dos promotores.

A emenda aguarda votação na CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação). O relator é o deputado estadual Gerson Claro (PP), que foi alvo da operação Antivírus, em que o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) investigou denúncias de corrupção no Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito).

Nesta terça-feira, Gerson Claro disse que só vai apresentar seu parecer na próxima semana. “Falta terminar a avaliação jurídica da emenda”, afirma.

Nos siga no Google Notícias