ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 24º

Política

Estado pede mais 30 dias para elaborar lei de acesso à informação

Fabiano Arruda | 14/08/2012 08:58

Por meio de decreto, publicado na edição desta terça-feira no Diário Oficial do Estado, o Governo deu mais 30 para que comissão elabore projeto de lei com disposições sobre a legislação de acesso à informação para os Poderes em Mato Grosso do Sul.

A comissão foi criada na primeira quinzena de junho e o prazo inicial era de 60 dias para finalizar a legislação, que deveria ficar pronta este mês.

O decreto que criou o grupo levou em conta a necessidade de legislação específica para disciplinar, de maneira uniforme, as diretrizes que as instituições adotarão.

A comissão está vinculada à PGE (Procuradoria-Geral do Estado) e, além dela, é composta por membros da Assembleia Legislativa, MPE (Ministério Público Estadual), TCE (Tribunal de Contas do Estado) e Defensoria Pública do Estado.

A lei de Acesso à Informação prevê que o poder público disponibilize o acesso a gastos financeiros e contratos públicos, bem como acompanhamento de dados gerais de programas, ações, projetos e obras do poder público, bem como autarquias, fundações, empresas públicas e entidades privadas sem fins lucrativos que recebem recursos públicos.

Também trata da necessidade de criar um espaço para a população acompanhar o andamento das contas públicas.

No Estado, TRT/MS (Tribunal Regional do Trabalho), TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) divulgaram os vencimentos de seus servidores. No primeiro, os valores passam dos R$ 300 mil.

Ontem (13), o TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) publicou a folha salarial nominal referente ao mês de junho. O maior salário totaliza pouco mais de R$ 120 mil.

Representantes dos magistrados já declararam que são contrários a divulgação dos nomes sob argumento de que expõem a privacidade dos servidores e ameaça a segurança.

Já o governador André Puccinelli (PMDB) declarou, na última semana, ser favorável à divulgação nominal.

Nos siga no Google Notícias