ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Política

Estagiária gera polêmica ao criticar eleição de índio

Elverson Cardozo | 08/10/2012 17:55
Post gerou indignação entre usuários da rede. (Foto: Reprodução/Internet)
Post gerou indignação entre usuários da rede. (Foto: Reprodução/Internet)

Uma jovem, moradora de Dourados, causou polêmica na tarde desta segunda-feira (8) ao manifestar opinião preconceituosa sobre a vitória do guarani Aguilera de Souza, do PSDC, eleito vereador ontem (7), com 1.419 votos. É a primeira vez que o município elegeu um índio para ocupar uma vaga na Câmara Municipal da cidade.

Hoje, por volta das 15h30, em sua página no Facebook, Lucinha Manosso – como se identifica-, postou o seguinte comentário:

“O Estado tá perdido agora... Zeca do PT o vereador mais votado em CG! F* com o Estado quando foi governador... Um índio vereador de Dourados! E Ponta Porã... Ahhh, deixa para lá!” (sic)

O post gerou novos comentários ofensivos. Poucos minutos depois, Lucinha tentou se retratar, mas, novamente, se mostrou preconceituosa.

“Olha, eu não tenho nada contra índio... Só acho que eles deveriam viver isolado numa selva Amazônia vivendo da caça e pesca! Só dão prejuízo aqui no estado... #prontofaleitômaisleve”. (sic)

Ao se dar conta da repercussão negativa, ela excluiu a publicação, mas a página dela já havia sido “printada” por usuários da rede que passaram a compartilhar o post e demonstraram indignação com o fato.

Antes de apagar a publicação, Lucinha comentou a situação: “Ai, ai, ai, agora teve um a toa aí que deu um print e está me xingando... Primeiro! O face é meu, eu coloco aqui o que eu quero! Se não gostou, porque está aqui fuçando as minhas coisas?! Mais tem gente bem a toa mesmo hein...” (sic).

O Campo Grande News conseguiu o contato de Lucinha Manosso, mas a jovem não quis comentar o assunto alegando que estava ocupada.  Ela é estagiária de uma empresa de engenharia em Dourados e trabalha no escritório da firma há aproximadamente 1 ano.

Aguilera de Souza, morador da Aldeia Jaguapiru, em Dourados, foi o 1º indígena eleito no município. (Foto: André Bento/Dourados Agora)
Aguilera de Souza, morador da Aldeia Jaguapiru, em Dourados, foi o 1º indígena eleito no município. (Foto: André Bento/Dourados Agora)

A reportagem tentou falar com o vereador eleito Aguilera de Souza, e a informação fornecida é de que ele estava participando de uma passeata, comemorando a vitória, pela área indígena de Dourados.

Vitória – O primeiro indígena eleito em Dourados, município que fica a 225 quilômetros de Campo Grande, é professor e pedagogo. Aguilera de Souza mora na Aldeia Jaguapiru, uma das reservas indígenas da região.

Pela classificação final divulgada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o índio conquistou a 17º posição na disputa eleitoral que teve 218 nomes e 19 candidatos eleitos para a Câmara Municipal.

Em entrevista ao jornal Dourados Agora, Aguilera comentou a vitória e disse que hoje a aldeia onde mora tem um líder político.

“Foram anos esquecidos pelo poder público, mas a população indígena entendeu a importância de se organizar e lutar por seus direitos”, afirmou, ao dizer que, sem representante na Câmara Municipal, não haveria mecanismos em termos de representatividade.

Em Dourados, outros três indígenas disputaram a vaga no Legislativo: Wilson Matos, Curu e Jorge Paredes.

Nos siga no Google Notícias