ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Política

Extinta ação em que Bernal cobrava honorários de ex-catadora de lixo

Josemil Arruda | 28/03/2014 14:30
Bernal foi advogado da ex-catadora de lixo Dilá Dirce (Foto: arquivo)
Bernal foi advogado da ex-catadora de lixo Dilá Dirce (Foto: arquivo)

O juiz da 16ª Vara Cível de Campo Grande, Marcelo Andrade Campos Silva, decretou a extinção do processo movido pelo prefeito cassado Alcides Bernal (PP) contra a ex-catadora de lixo Dilá Dirce, relativo à cobrança de honorários advocatícios. Antes, homologou a desistência da advogada Jacqueline Romero.

Bernal e Jaqueline foram advogados de Dilá Dirce no processo em que defenderam a idosa contra a empresa Vega Engenharia Ambiental, cujo caminhão a atropelou em 1999. Dilá Dirce ganhou a causa, com indenização de 160 salários mínimos (cerca de R$ 108 mil). Antes de Bernal cobrar os honorários, Dilá já havia feito reclamação contra ele na Ordem dos Advogados do Brasil, acusando-o de desviar parte da indenização ganha da Vega.

Na decisão, o juiz Marcelo Andrade também rejeitou o pedido de saque do valor pretendido como honorários. “A antecipação de tutela pretendida, por outro lado, há de ser indeferida.Isto porque a medida buscada implicaria, por via transversa, na concessão de arresto, sem o preenchimento das condições da cautela específica existente”, decidiu o juiz.

Considerou que, ausentes os requisitos para a concessão da cautelar de arresto, mesmo incidental, não haveria como ser a medida deferida a título de antecipação de tutela. “Isto posto, e pelo mais que dos autos consta, hei por bem julgar extinto o presente feito, sem resolução do mérito, homologando a desistência em relação a Jacqueline Hildebrand Romero, o que faço com esteio no art. 267, inc. VIII do CPC”, sentenciou.

Nesse mesmo processo, o juiz havia indeferido, em novembro do ano passado, o pedido de Bernal e Jacqueline de justiça gratuita. “Não é crível a afirmativa feita na exordial de que não possam os requerentes arcar com as despesas do processo. A própria qualificação dos requerentes, um como prefeito municipal e outra como advogada militante na comarca, demonstra que, até prova em contrário, possuem condições de arcar com as custas processuais, retirando assim a possibilidade de se ter como verídica a declaração de hipossuficiência”, argumentou o magistrado na ocasião.

Nos siga no Google Notícias