ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Política

Fabio Trad será relator do substitutivo de projeto anti-corrupção em Brasília

Jéssica Benitez | 05/07/2013 10:19

Por indicação do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN), o deputado sul-mato-grossense, Fábio Trad (PMDB), poderá contribuir ainda mais à luta contra corrupção na esfera política. Isso porque ele será o relator em plenário de um substitutivo que reunirá os melhores aspectos dos quatro projetos que tramitam na Casa com o intuito de endurecer as regras do jogo contra atos corruptos.

Para embasar o substitutivo, um texto do próprio parlamentar, inspirado em proposta do juiz federal Odilon de Oliveira e do jornalista Tatá Marques, será utilizado. Os referidos projetos que tem por objetivo exterminar a corrupção são: PL 4324/2012 - fixa o período da pena de reclusão para os crimes de peculato, concussão, corrupção ativa e corrupção passiva proporcionalmente ao valor da vantagem recebida, de autoria de Fábio Trad.

PL-3506/2012, torna hediondos os crimes de peculato, concussão, corrupção ativa e corrupção passiva, do deputado João Campos (PSDB/GO). PL 3238/2012- inclui o crime de corrupção no rol de crimes hediondos, que tem como autor o parlamentar Fernando Francischini (PSDB/PR).

E, por fim, a PL 5784/2005 que torna hediondo todo crime praticado contra o patrimônio público, do deputado Júlio Delgado (PSB/MG). Na avaliação de Fábio, a impunidade desses crimes compromete a credibilidade de autoridades e instituições públicas. “A prática desses delitos tem alto potencial ofensivo ao erário, gera efeitos desastrosos e afeta a credibilidade do Poder Público. A sociedade clama por punição mais severa, por normas mais rigorosas contra esse tipo de delinquente”, opinou.

Penalidade – No que tange as punições, Fábio elucida que as penas devem ser proporcionais aos crimes o que não ocorre atualmente, pois o sistema sempre beneficia os maiores corruptos. Ele explica que, hoje, no caso do peculato doloso, por exemplo, tanto faz alguém se apropriar de R$ 100 mil ou de R$ 10 milhões, porque a pena é a mesma, definida dentro dos limites previstos no Código Penal, sendo reclusão de 2 a 12 anos.

Pelo projeto original (PL 4324/2012), os crimes de peculato doloso, concussão, corrupção ativa e corrupção passiva continuariam sendo punidos com pena de reclusão, mas o tempo iria variar da seguinte forma: de 3 a 8 anos e multa se a vantagem for inferior a 150 salários mínimos; de 4 a 12 anos e multa se for entre 150 e 200 salários mínimos; e de 5 a 15 anos e multa se a vantagem exceder 200 salários mínimos.

Nos siga no Google Notícias