ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Política

Falsa bomba impede votação sobre proposta que muda legislação de agrotóxicos

Deputado Tereza Cristina (DEM) é presidente da comissão e lamentou o fato. "É uma brincadeira de mau gosto", classificou

Gabriel Neris | 20/06/2018 17:18
Falsa bomba foi encontrada durante discussão sobre agrotóxicos (Foto: Reprodução/Câmara dos Deputados)
Falsa bomba foi encontrada durante discussão sobre agrotóxicos (Foto: Reprodução/Câmara dos Deputados)

A comissão especial que analista a proposta de mudanças na legislação sobre agrotóxicos suspendeu os trabalhos nesta quarta-feira (20) depois que uma falsa bomba foi encontrada no plenário 6 da Câmara dos Deputados, em Brasília, onde aconteceu a reunião.

A presidente da comissão especial é a deputada sul-mato-grossense Tereza Cristina (DEM). Ela recebeu a denúncia e acionou a Polícia Legislativa que isolou o local. Depois de verificada que a bomba era falsa, um boletim de ocorrência foi aberto para apurar o caso.

O colegiado examinava requerimentos para adiar a votação. Tereza Cristina encerrou os trabalhos da comissão e anunciou que convocará reunião para a próxima semana, ainda sem data definida.

“Já tem imagem da pessoa que deixou [a falsa bomba] e quero dizer o seguinte: é por isso que as vezes a gente proíbe o acesso e acham que não somos democráticas. É uma brincadeira de muito mau gosto ou queriam nos assustar”, disse a deputada.

Projeto de lei – A comissão especial analisa o Projeto de Lei 6299/02, do Senado, e 29 anexos. Entre eles estão o PL 3200/15 que revoga a Lei dos Agrotóxicos (7.802/89) e substitui o termo “agrotóxico” por “defensivo fitossanitário” e “produto de controle ambiental”; e o PL 1687/15, também do Senado, que cria a Política Nacional de Apoio ao Agrotóxico Natural.

De acordo com a Agência Câmara, em novo parecer apresentado na segunda-feira, o relator Luiz Nishimori (PR-PR) substitui o nome “defensivo fitossanitário” por “pesticida” e amplia de 12 meses para 24 meses o prazo para conclusão de pedidos de registros e alterações de produtos novos em análise nos órgãos competentes.

Além disso, conforme o texto, os órgãos federais responsáveis pela agricultura, pela saúde e pelo meio ambiente passam a “analisar e, quando couber, homologar os pareceres técnicos apresentados nos pleitos de registro”. Na versão anterior, cabia a eles somente “homologar”.

O relatório apresentado na segunda-feira mantém, entre outros pontos, a previsão de que os pesticidas possam ser liberados pelo Ministério da Agricultura mesmo se órgãos reguladores, como Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), não tiverem concluído suas análises.

Nesse caso, os produtos receberão um registro temporário, desde que possuam especificações idênticas em pelo menos 3 dos 37 países da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

Assista a explicação da deputada Tereza Cristina sobre a falsa bomba encontrada

Nos siga no Google Notícias