ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Política

Falta de definição na CCJ, trava votação de projetos na Assembleia

Para seguir ao plenário, projetos precisam do parecer da comissão, que avalia a legalidade das matérias

Leonardo Rocha | 13/02/2020 12:33
Deputados Carlos Alberto David (PSL), Márcio Fernandes (MDB), Paulo Corrêa (PSDB) e Eduardo Rocha (MDB), durante sessão (Foto: Luciana Nassar/ALMS)
Deputados Carlos Alberto David (PSL), Márcio Fernandes (MDB), Paulo Corrêa (PSDB) e Eduardo Rocha (MDB), durante sessão (Foto: Luciana Nassar/ALMS)

A falta de definição da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) está travando projetos na Assembleia, já que as propostas antigas e as novas, precisam do aval e parecer da comissão, para serem votadas no plenário. Até o momento, dos cinco integrantes (comissão), apenas dois foram confirmados.

Para compor a comissão, os dois blocos partidários e a bancada do PSDB precisam fazer as indicações dos nomes. Nesta manhã (13), o G-8 anunciou que seu grupo terá Eduardo Rocha (MDB) e Lídio Lopes (Patri) como representantes. “Fizemos a reunião após a sessão e já definimos para que os projetos comecem a andar”, disse Rocha, líder do bloco.

Já os integrantes do G-11 vão decidir os nomes da CCJ e das demais comissões na próxima terça-feira (17), após reunião do grupo. Entre os interessados em participar estão Evander Vendramini (PP), João Henrique Catan (PL) e Gerson Claro (PP). “Vamos discutir juntos quem serão os indicados”, ponderou Vendramini.

Na bancada do PSDB, o deputado Marçal Filho já mostrou interesse em continuar na comissão, no entanto os tucanos não divulgaram o escolhido. “Sem estes nomes definidos a comissão não pode começar os trabalhos e os projetos que estão lá ficam parados. Precisamos dar celeridade para que as propostas sigam para votação”, admitiu Lopes.

Entre os projetos antigos que estão parados na comissão (CCJ), está o que trata das taxas cartorárias. A matéria foi apresentada na última semana de 2019, e como gerou muitas dúvidas nos parlamentares e críticas de entidades da sociedade civil, ela foi retirada de pauta e será debatida neste ano.

Líderes – O presidente da Assembleia, o deputado Paulo Corrêa (PSDB), já na primeira sessão do ano, dia 4, tinha requisitado aos partidos a indicação dos nomes (comissões), no entanto os blocos ainda não cumpriram a tarefa. Já foram definidos apenas os líderes dos grupos: Eduardo Rocha (G-8), Londres Machado (G-11) e Rinaldo Modesto (bancada tucana).

Nos siga no Google Notícias